Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2018

UM OLHAR INTERIOR



              Nunca olhamos, com coragem e com verdade, nesta “estranha” direção - a interior. Sempre olhamos para fora, para o mundo exterior, de onde poderia vir o bem e o mal. Aprendemos a estar sempre assim, atentos, para controlar pessoas e situações. Mas a vida acaba por nos confrontar com nossa impotência, desmontando essa tola ilusão de poder e nos atirando na dor e no assombro. Lutamos muito, tentando “retomar” o poder, mas, afinal, humilhados e rendidos, passamos a acreditar que poderia haver uma outra saída, numa outra direção, para a busca de respostas a nossos impasses.
             Amparados amorosamente por alguns que já haviam enfrentado o mesmo desafio, passamos a acreditar na orientação de um Poder Maior Amoroso, que apontava a nós mesmos como o Caminho !  Caminho que nos mostraria as raízes interiores dos nossos males e as possibilidades incríveis que possuíamos para retomarmos o controle de nossas vidas.   Decidimos, então, nos entregar à Compaixão e Aceitação Serena desse Poder para iniciar essa jornada ao desconhecido, ao  Interior de nós mesmos...
             E logo descobrimos como é difícil fugir à censura controladora de nosso ego!  Nossa viajem, a princípio, é muito bloqueada pela repressão, por tudo que negamos pensar/sentir/agir, disfarçado e escondido sob nossas máscaras. Não queremos reconhecer atitudes e sentimentos “errados”, que nos trariam desamor, desprezo, culpa, vergonha...  Não podemos nos desnudar assim, ainda que para nós mesmo! E então, ainda negamos, lutamos, nos desculpamos, mas isso aumenta nossos conflitos,  nos paralisa e só atrasa a viajem!
              Em nosso socorro, para possibilitar o mergulho nesses temidos subterrâneos, contamos com a doce força de nosso Deus Amoroso e a de nossos iguais. Num generoso compartilhar, baixamos as velhas defesas, relaxamos a tensão, aprendemos a valorizar a Coragem, a Lealdade a nós mesmos e a força libertadora da Verdade. A vivência  desses valores amorosos vai desenvolvendo em nós uma Consciência Maior, espiritual, superior e mais sutil do que os valores de luta e disputa de uma consciência menor a serviço do ego. Não somos mais somente instinto, emoções e pensamentos racionais . Estamos, aos poucos, nos deixando influenciar por valores e sentimentos mais espiritualizados. Estamos, sem sentir, iniciando um despertar espiritual.
               Nesse processo contínuo, precisamos estar sempre atentos à simplicidade e à honestidade, para não cairmos no auto engano ficando presos à vaidade e ao orgulho pelo que já conseguimos ou na acomodação com a desculpa de sermos “doentes emocionais”. Esse inventário pessoal é parte importante de nossa caminhada, mas só terá caráter libertador e transformador se for acompanhado de efetivas mudanças em nossas atitudes, a cada momento, em cada situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.