Pesquisar este blog

sábado, 10 de março de 2018

ESCAPISMO




        Dores são sinalizações de que algo em nós precisa de atenção e correção. Mas nossa primeira reação, instintiva, é tentar fugir, escapar. Tentamos sempre escapar das dores, de quaisquer dores: dores físicas, dores afetivas e psicológicas, que nos atingem através de situações  produzidas por perdas ou impasses.  Queremos soluções práticas, rápidas, que as anestesiem ou nos distraiam delas. E, apesar de sermos seres racionais, nossa reação seguinte é justificarmos nossa necessidade de escapar e providenciarmos os remédios que nos facilitem a fuga.
         Para dores físicas, remédios de farmácia, dos mais leves aos mais fortes.  Para dores insistentes, não localizadas no corpo, que acompanham nossa insatisfação afetiva e psicológica, buscamos escapar através da busca exagerada de compensações e prazeres que o mundo nos oferece: dinheiro, poder, status... Eles nos envaidecem e disfarçam a dor de uma auto estima baixa e a necessidade de valorização externa...  Tentamos escapar também na busca exagerada no comer, no beber, no sexo, no gastar, no viajar, no trabalho, na religião, no torcer, no lutar...  E para as dores insistentes e gritantes, para as quais não vemos saída, busca-se o uso e abuso, contínuo e exagerado, de poderosos químicos, desde os mais receitados, aos mais “aceitos socialmente” até aos mais patológicos e por isso criminalizados. E todos esses  “remédios” se transformam em necessidades, que nos aprisionam em nossa fuga, que nos tiram a capacidade de escolher e criar novas possibilidades para nossas vidas.  Assustados, tudo vale para escaparmos da Dor, e do vazio, anestesiando-a ou ofuscando-a. em prazer. Somos pessoas em fuga! A vida assim está tornando–se uma “grande escapada”!.
           E agora? Preciso simplesmente parar de tentar escapar tanto para o mundo, dando as costas para mim mesmo, negando-me a olhar de frente para mim, para meus vazios, meus medos e para a origem de meus impasses interiores. Quero olhar de frente, também, para minhas possibilidades, minha coragem, a minha força, num mundo de atrativos e desafios, mundo onde eu possa chorar, sorrir, crescer e curtir,  descobrindo a gostosura de ser eu mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.