Pesquisar este blog

domingo, 7 de janeiro de 2018

OBEDIÊNCIAS



         Somos seres sociais e em qualquer grupo a que pertençamos somos cobrados e cobramos obediência às regras de comportamento, às ideias e ao saber daqueles mais antigos, que nos precederam nos grupos.  Como lidamos com a Obediência?

          Existe uma Obediência forçada, forçosa, para defesa dos objetivos de cada grupo. Na Infância, quando estamos submetidos à força e cuidado da Família, por necessidades afetivas e de sobrevivência, somos forçados a ouvir e obedecer. Também ao pertencer a grupos sociais mais extensos, ficamos sob a supervisão e vigilância da justiça, da polícia, atentos à obediência a leis e regras sociais daquela cultura.

           E também quando escolhemos outros grupos aos quais desejamos pertencer, nos vemos “forçados” a obedecer às suas regras: empresas, igrejas, associações esportivas e de lazer, quartéis, mosteiros... Tendemos, muitas vezes. a nos incomodar, a tentar desobedecer e até nos revoltar com essa obediência forçada. Mas é o preço do pertencimento àqueles grupos. Podemos e devemos argumentar sobre a rigidez ou lucidez de suas regras, mas quando não aceitos, nos resta obedecermos ou os deixarmos.

            Existe ainda outro tipo de obediência – a obediência cega! É uma obediência doentia, passiva, submissa, sem pensar, sem escolha... Deriva de nossa própria rigidez em acatar crenças rigidamente impostas e aceitas – crenças familiares, ancestrais, tradicionais, religiosas, ideológicas... A obediência cega é rígida e nos  torna robôs sem vida, sem pensar, manipulados por grupos igualmente rígidos, impedindo a nós e a eles mesmos de crescer e se transformar..

            Mas, amadurecendo, vamos optando por uma obediência nascida da flexibilidade, da liberdade de pensar, da inteligência de quem ouve as diferentes possibilidades, analisa e escolhe. Obediência ao que não é imposto, mas apenas sugerido pela experiência dos mais antigos e mais vividos, dos que mais erraram e mais aprenderam. É uma obediência que nasce da liberdade, da responsabilidade por nossas escolhas, da humildade que nos permite aprender e do respeito aos mais experientes.  Essa é a obediência sugerida pelas Irmandades Anônimas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.