Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A CONSCIÊNCIA MAIOR



          Temos “consciências”. Estamos presentes em nosso corpo, em nossa mente racional, em nossas sensações e emoções. São consciências menores, primárias, de tudo que nos cerca, do que fazemos, do que desejamos... Na verdade, somos de algum modo “possuídos” pelos instintos, pelas necessidades físicas,  e condicionados a desejar, a pensar, a lutar e agir pelas crenças e anseios do nosso ego, influenciado pelas” vozes” da Família, pelas “imposições” de nosso tempo e de nossa cultura. E além de tudo que nos impulsiona, somos “empurrados”, ou bloqueados, em nossas emoções, por uma dimensão escondida, negada e por isso mesmo tão poderosa – o nosso inconsciente.

          Assim, existimos como uma folha carregada pelas tempestades da vida, oscilando entre pressões e repressões, entre condicionamentos do passado e medos do futuro. Falta-nos sermos os condutores de nós mesmos, mas para isso precisamos estar cada vez mais ancorados no Presente, firmes e atentos ao que somos no Agora. Precisamos ter Presença, estarmos realmente “presentes” em nós mesmos.

           Ter Presença é acionarmos nossa Consciência Maior, uma dimensão mais sutil e acima de nossa mente racional. É a Consciência Silenciosa que observa o Ego. Ela observa nossos pensamentos e suas reações emocionais, os desejos mais escondidos, as crenças mais enraizadas, as justificativas mais equivocadas.   Ela nos observa e nos revela como somos e como estamos.

             A Consciência Maior é a voz que sussurra acima de nossa mente egoica os valores eternos da ética, do Amor. É a voz da Alma, do Eu Superior. É o “murmúrio” de Deus a nos atrair e orientar. Ela nos liga às nossas origens sagradas e à Natureza.  É acolhedora, paciente, generosa... “Ouvi-la” cada vez mais, nos faz mais íntimos de nós mesmos. Ouvindo nossas Verdades (bloqueadas ou não) com Simplicidade e Aceitação ela vai permitindo que até nosso inconsciente possa ir revelando-se e nos libertando..

             O caminho do auto conhecimento se faz através do olhar dessa Consciência. E ela atuando é que nos faz ter Presença, estarmos realmente “presentes” em todas as nossas dimensões.  Estamos caminhando em nossa evolução, cientes e pressionados por essas múltiplas dimensões, mas temos a promessa de harmonização e paz, através de nossa Mente Superior, de nosso Consciente Maior.

              O que quero para mim? Continuar a obedecer cegamente, e justificar, a gritaria da mente? Ser totalmente dominado pelos instintos?  Ou começar a observar silenciosamente os meus queixumes, minha agressividade e competitividade, a veracidade de minhas crenças para “educar-me” e transformar-me  a partir da orientação de uma Consciência Maior.  Ela é a Voz que me chama para a Paz, para a Generosidade, para a Justiça, a Verdade, para a Simplicidade... Ela é que move nosso Desertar Espiritual!

Um comentário:

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.