Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

NÃO OLHES PARA TRÁS




            Uma história muito antiga nos conta da recomendação feita pelo Senhor a um bom e justo homem e sua família: que  fossem embora para que pudessem ser salvos da destruição, para que pudessem sobreviver, mas que seguissem sem olhar para trás!... Eles que ficassem atentos à recomendação ou poderiam se transformar em estátuas de sal, sem vida. Sua esposa, no entanto, não conseguiu deixar de olhar para trás! Não por curiosidade, acredito, mas pela dificuldade de deixar pessoas queridas, sua cidade, suas lembranças... Ficou olhando tudo aquilo que se transformava em passado e, conforme predito, transformou-se em uma estátua salgada, sem vida... Essa é uma história muito antiga que, como tantas outras, nos permite diferentes leituras e entendimentos, mas me parece que o básico está na recomendação: Não olhes para trás!

            Como foi recomendado àquele bom homem e sua família, para seguirmos adiante, não poderemos ficar aprisionados no passado.      Não olhes para trás! O passado nos enfeitiça! Ficamos eternamente querendo modificá-lo, consertá-lo, fazê-lo melhor...  Querendo modificar os abusos, traições, maldades, que sofremos e que ainda nos trazem tanta raiva, humilhação, mágoa, tristeza, rancor, ressentimento... Querendo modificar os fatos cruéis que transformaram nossas vidas e parecem nos manter hipnotizados, revivendo o horror daqueles momentos... Querendo modificar nossos erros, omissões, que nos açoitam em culpas e vergonhas eternas...

         “Não olhes para trás”, porque o passado também guardou momentos maravilhosos, de puro enlevo, alegria, sucessos, amores e camaradagem e, muitas vezes, enfeitiçados, não queremos mais deixá-los, preferindo viver num limbo de lembranças, numa “vida de faz de conta”, sendo e vivendo em meio a fantasmas de nossa própria história...  

Não negaremos os amores, as dores, as injustiças, os sucessos, os erros, mas tudo ficou para no passado... Se insistirmos na recusa chorosa e teimosa de olhar para trás, ficaremos, como a esposa da história, paralisados, secos, salgados... Na verdade, trazemos em nós as marcas de tudo o que se foi. O passado está vivo em nós, mas não pode viver por nós. Não podemos acessá-lo em todo momento, paralisados, distraídos da Vida, de todas as possibilidades que um Poder Maior nos oferece a cada instante.

Quando o passado gritar, querendo por momentos emergir e explodir no peito, descansa e chora... Depois , levanta, olha em frente e em volta e Vive.  Os fatos negativos que nos marcaram e machucaram, irão ficando perdidos no tempo na medida em que nos distanciamos de suas memórias. 

             Mas o Amor que trouxemos e compartilhamos em nossa história é diferente! Somos feitos dessa Essência, independente de fatos, espaços e tempos. Podemos acessá-lo em todo momento ligando-nos a quem amamos no Agora!. Não precisamos voltar, olhar para atrás... Podemos atualizá-lo a cada instante, podemos manter contato com o quê e com  quem amamos no Agora, além do tempo e do espaço. O Amor não se detém, nem nos detém. Ele nos impulsiona a seguir... “O Amor é uma ponte para o sempre!”, transpõe quaisquer distâncias, mesmo as dimensionais...  Portanto, Não olhes para trás, disse o Senhor!   Apenas, ama e caminha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.