Pesquisar este blog

domingo, 26 de novembro de 2017

LAMENTOS E LAMÚRIAS


            Quando me distraio do AGORA e mergulho em lembranças, sinto-me muitas vezes lamentando o que já passou e como se passou. No processo de rever minha história com um novo olhar, já mais vivida e experiente, analiso com mais isenção minhas escolhas e atitudes. Posso, assim, me arrepender e tristemente lamentar tudo que não consegui fazer melhor: meus enganos, os meus erros, as minhas covardias... São lamentos que fazem parte do meu aprendizado.

             Mas, às vezes, me distraio mais demoradamente nas dores do passado e me deixo prender na tristeza, na auto piedade, em lamúrias chorosas. As lamúrias repetidas dão voz a uma dor ainda muito inconformada com um passado que não mais volta, seja para corrigi-lo, seja para mais uma vez poder desfrutá-lo.

              Elas começam quase sempre com um pranto repetido – Eu queria...   Eu queria meus pais e avós ainda comigo para melhor cuidá-los, ouvi-los, valorizá-los, desfrutá-los...   Eu queria ter amado melhor, curtido mais minhas paixões, com mais respeito e menos cobranças, com mais carinho e menos medos e inseguranças... Eu queria ter sido menos egoísta em minha busca pela felicidade e tido mais coragem para enfrentar as consequências de algumas escolhas... Eu queria ter sido mais madura nas relações, mais tranquila e firme, para evitar o fim do ninho de meus filhos, deixando-os sofridos e confusos, um pouco à deriva...  Eu queria ter “visto”, escutado, conhecido e aceitado mais, as pessoas tão especiais que escolhi e as pessoas que recebi em minha vida, pessoas que tanto amei... Eu queria ter trabalhado e corrido menos, para poder brincar, sorrir, acarinhar, desfrutar mais os momentos com eles! Eu queria não ter deixado “tanta vida prá depois”, porque agora - já passou.

                Eu queria... Eu queria... É um choro que, quando me aprisiona repetidamente, torna-se lamúria, uma  trilha sonora e chorosa que pode me embalar e me manter enfeitiçada no tempo pela não aceitação das perdas do que se foi e por tudo como foi..  Lamúrias  me paralisam na auto piedade ou na culpa.

               Mas meus erros reconhecidos e minhas perdas precisam ser lamentados e, eventualmente, dolorosamente chorados, porque dão vazão à minha imensa dor. Esses lamentos, que trazem a marca do arrependimento, trazem também a intensão e promessa de mudança. Eles fazem parte do meu caminhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.