Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

REPARAÇÃO




          O processo de gradativa tomada de consciência do que fomos e de nossa história, nos leva a uma revisão de nossas crenças, pensamentos, sentimentos e atitudes. Traz lembranças boas e positivas e também nos leva ao reconhecimento de nossos erros e à descoberta de alguns de nossos defeitos. E não é fácil admitirmos erros sem logo tentar justificá-los com as atitudes dos outros. Foi assim que aprendemos a nos defender e contra atacar! Mas a tomada de consciência é um processo totalmente interior, que requer Honestidade e Aceitação.

            A princípio, ficamos relutantes e humilhados pelo que de “ruim” reconhecemos em nós. Afinal, gostaríamos de ser melhores, sem mesquinharias, sem covardias ou maldades. Mas, para podermos avançar em nosso processo de auto conhecimento, precisamos parar de lutar, negando, e aceitar o que é real, mesmo sem gostar.

Acabamos por admitir, envergonhados e “escondidos”, para um  Deus amoroso, os nossos erros! Depois, encorajados pela força da Verdade e da necessidade de sermos verdadeiros, admitimos esses erros, compartilhando-os, também com outras pessoas de nossa confiança.  “A Verdade vos Libertará” – podemos sentir isso em nós, em nossa mente e em nosso coração! 

Mas, a Verdade em ação pede Reparação. É necessário então admitir nossos erros para aqueles a quem prejudicamos, a quem magoamos...  Esse momento é muito difícil para nosso orgulho. É o momento em que precisamos caminhar da humilhação para o aprendizado da Humildade. E como nos sentimos inseguros de nos expormos, de “quebrar” nossa imagem de o mais certo, o mais forte, o superior...! Preferíamos ser, nós mesmos, a nos julgar, nos condenar, sem contudo ter que nos expor à mágoa e indignação  dos prejudicados.

Nesse processo é muito importante estarmos atentos a nós, porque o mais importante é a nossa tomada de consciência e a nossa mudança! O que me leva à reparação, a buscar reparar erros e me transformar? Como estão minha vaidade, meu orgulho, minha culpa, minha raiva e meu medo ao me expor? Entendo e aceito que podem não me desculpar? Quero apenas me aliviar? Até parecer “superior”? Procuro mudar somente minhas atitudes, porque ainda tenho muita dificuldade de me desculpar por palavras? Tudo isso acontece em mim... 

               Esses questionamentos fazem parte do meu processo de me descobrir, reparar e transformar, antes de mais nada, quem eu fui e quem eu estou buscando ser como indivíduo e em minhas relações.

Um comentário:

  1. Suas palavras confirmam que estou no caminho certo da estrada que me leva ao meu maior propósito: me conhecer para poder desfrutar a vida de forma saudável, usufruindo tudo que conquistei nessa longa jornada pessoal de busca interior. Só Por Hoje, viverei esse dia degustando a benção de estar viva, nesse planeta lindo! Obrigada pela contribuição valiosa que vc oferece ao mundo!

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.