Pesquisar este blog

domingo, 30 de julho de 2017

DESCAMINHOS




           Descaminhos são atalhos que nos distraem, nos atraem, nos seduzem... e nos desorientam, fazendo-nos perder a direção do Caminho. Perdidos, nós sofremos, fazemos sofrer, até que, em algum momento, já modificados, retomamos nosso rumo. 

Às vezes são pequenas distrações, enganos rápidos e passageiros. Outras vezes são atalhos traiçoeiros, que nos fazem perder completamente o rumo, que nos levam cada vez para mais longe de nós mesmos e dos que nos amam.  Estamos, então, muito perdidos, muito longe. Nada nos alcança, nem o chamado dos mais queridos, que nos procuram, nos sinalizam e se desesperam, Como lhes dói não ouvirmos seus gritos de medo, de alerta e susto ao nos ver cada vez mais longe...  Há alguns, os mais perdidos, em escuridão total, sem ter sequer quem os chame ou procure por eles, sem saberem, ainda, sequer, que estão perdidos... E como dói em nós mesmos, quando finalmente nos reconhecemos perdidos, querendo voltar, sem saber como retroceder...

 Os descaminhos fazem parte da caminhada de cada um de nós. Eles nos atraem e distraem, funcionando como desafios colhidos ao gritarmos nossa liberdade. Eles nos levam a crises, a impasses e a vias dolorosas, mas servem para nos burilar, podar defeitos, descobrir novas possibilidades, buscar um Poder Maior e Amoroso... e enfim, crescer. Por piores e mais assustadores que sejam esses desvios, eles têm a função que todos os desafios possuem: exigir que fiquemos atentos, que nos sacrifiquemos e finalmente nos modifiquemos para sermos melhores.

Somos como crianças levadas a passear no bosque, deslumbradas e animadas com a paisagem (Vida), que querem  desfrutar e conhecer tudo, que abandonam o cuidado dos pais, buscando novidades, atraídas pelo canto e encanto dos pássaros, entrando cada vez mais na floresta... até que se perdem!

Por quanto tempo? Por quanto tempo, ainda, estaremos (ou estarão) perdidos? Nada mais individual que o tempo necessário a cada um de nós para acharmos nosso bom caminho.  O tempo de Deus é eterno e infinito, mas o nosso tempo depende do quanto somos ainda muito teimosos, orgulhosos, vaidosos, arrogantes, preguiçosos... A nosso favor, iluminando por onde caminharmos, existe a força interior da Centelha Divina que nos habita. Ela traz a certeza de que, enfim, nos encontraremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.