Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de junho de 2017

SURTOS




          Surtos, picos, excessos, descontrole...  Quase sempre inesperados, nos “dando rasteira”, assombrando, desconcertando...  Surtos, algumas poucas vezes, positivos, são construtivos, nos empurram e nos fazem desenvolver, avançar... Mas surtos doentios, destrutivos, nos acometem quando nossa mente inferior se acopla e se deixa “cavalgar” de forma doentia por nossas emoções mais primitivas de medo. Elas, então, se retroalimentam: pensamento desgovernado, obcecado, gerando emoções que alimentam e geram, compulsivamente, mais pensamentos insanos... 

            Quando surtados, perdemos o controle de nossa mente racional. Ela foge com medo de um perigo, consciente ou inconsciente, criado por ela mesma. Desconfiados e assustados, passamos a ver em tudo sinais premonitórios de perigo. Ela nos faz prever e “viver” horríveis ataques, fracassos, perdas, em nós mesmos e em nossas relações. Ameaças de traições, abandonos, doenças, morte... A mente, então surtada, foge sem freio, sem ouvir qualquer lógica e nos impulsiona para o ciúme, para a paranoia, para a falência física e mental... Estamos em pânico! É o caos!  

            Estamos desconectados de nossa Mente Superior, de nossa Luz, e vagamos, desesperados, num escuro sem fim, soturno, muito ameaçador, com o medo infiltrado em nós. Tentamos, desesperadamente, reagir, mas o fazemos de modo irracional e compulsivo, querendo nos defender e nos livrar das terríveis ameaças criadas por nossa própria mente adoecida.  Sem saída, correndo em círculos, queremos sumir de nós mesmos, das situações, da vida! E nosso corpo, encharcado de adrenalina, se une a essa agonia nos liberando agressividade e tentamos, inutilmente, convencer os outros a entenderem ou a lutarem nossa luta!  O Sistema todo está em “curto”, surtado, e sofremos demais! Desesperados, tentamos distrair nossa mente ou anestesiá-la, sem resultados duradouros. 

Nossa Mente Racional Superior, mais livre, nos intui que estamos desgovernados e precisando de uma Ajuda Maior para desarmar essa corrente irracional que nos arrasta.  Rendemo-nos à realidade de que, tão fragilizados e confusos estamos, somente   nos entregando à proteção e à força de uma Luz Maior,  poderemos relaxar e começar a vencer o surto de pânico. Continuando, precisamos fazer a nossa parte e olhar dentro da nossa agonia; precisamos falar, escrever, desenhar... e compartilhar esse medo, para, cada vez mais, trazê-lo à luz, tirar-lhe poder.

Os surtos nos desmontam, dão uma rasteira em nosso orgulho, em nossa vaidade, em nossa arrogância, em nossa prepotência... Mas, ao buscarmos ajuda em Deus e em nossos semelhantes, compartilhando nossa humanidade, iniciamos o aprendizado de nós mesmos e da Humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.