Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

PERDENDO O CONTROLE




           Não nos foi ensinado a cuidar da própria vida! Não nos foi ensinado a aceitar que não podemos modificar as pessoas, quaisquer outras pessoas, mesmo as mais amadas!  Pelo contrário, nos fizeram acreditar que podíamos, e deveríamos, “cuidar” e controlar a vida dos outros para modificá-la, sempre que necessário! E foi assim, com essas crenças, sentimentos e comportamentos, que nos envolvemos em um luta inglória, numa “missão impossível”! E foi assim, que acabamos por ir perdendo o controle de nossa própria vida e nossa sanidade física, mental e emocional...

            Mantínhamos total atenção no Outro, principalmente os mais próximos, os mais queridos. Quando nos parecia que tomavam uma direção “errada” na vida, logo nos culpávamos pela nossa  desatenção e pela nossa falha em corrigi-los. Corríamos, então, a  tentar controlá-los por todos os meios. Usávamos de persuasão, de mentiras e manipulações de todo modo, de cobranças, de chantagens desesperadas, de agressões físicas e verbais... Tivemos comportamentos que jamais imaginávamos poder ter. Tentávamos de tudo!

            Jamais nos ocupamos com nossa saúde física, emocional ou mental. Não era justo olharmos para nós, por que tínhamos falhado! Nosso mundo emocional, nossas dores, eram abafadas, disfarçadas e aumentadas por uma auto punição constante. Nosso mundo mental era pura confusão. Como e por que eu não conseguia modificar quem eu amava e perdia? Seria muito incompetente? O que faltava tentar? Que Deus era esse que não ouvia meus pedidos para controlar aquela situação?  Era muita dor, era puro desespero, era o descontrole de minha própria vida! O que fazer? O que mudar?

            Pudemos, finalmente, atentar para nosso corpo já adoecido, pudemos reconhecer nossa angústia e “esvaziar” em catarses seguidas as nossas emoções descontroladas, mas a última coisa que pensávamos necessitar e poder modificar eram as crenças equivocadas que deram origem a tanto horror. Para admitir que eram equivocadas e impossíveis, só através da rendição total às dores que elas nos impuseram, só através da admissão da perda do controle de nossas vidas, só através do confronto contínuo com sua impossibilidade, só através do compartilhar honesto com outras pessoas, só ouvindo e entendendo um nova crença, lógica e serena em sua simplicidade. Perdemos a luta e o controle porque somos Impotentes perante qualquer ser humano. Não somos incompetentes, somos apenas impotentes! 

            Os Anônimos nos sugeriram isso em seu 1º passo – “Admitimos que éramos impotentes...e que havíamos perdido o controle de nossas vidas”, mas só acreditamos porque nos foi compartilhado pelos que passaram pelo mesmo tormento daquele engano. Para essa mudança de crença precisamos passar pelo fogo da dor, que queimou nossas “certezas” e no deixou mais humildes para ouvir, para nos modificar, para aceitar e aprender a cuidar de nós mesmos, já que aos outros só podemos amar e respeitar.  É o 1º passo, que redirecionou meu olhar e meu caminhar em direção a mim mesma, em direção ao auto conhecimento, à honestidade, à auto aceitação, ao auto respeito, à responsabilidade de Cuidar do que posso – Eu mesma. É assim que, um dia de cada vez, podemos ir retomando o controle perdido de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.