Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2016

NÃO !




          Por que nos é tão difícil  Dizer Não ou Ouvir Não ?

          Quando preciso, quando quero e até mesmo quando, finalmente, consigo dizer não, sinto-me tão culpada, ansiosa e amedrontada! Culpada por não estar atendendo aos desejos e expectativas das pessoas, principalmente aquelas que me são mais queridas. E também assustada, ansiosa... Tenho muito medo de magoar, de afastar, de decepcionar, as pessoas que amo e até mesmo aquelas que não amo, mas quero impressionar !  Afinal, quero se amada e valorizada! 

            Em Família, eu acreditava que devia desempenhar, com perfeição, papéis idealizados, que hoje sei serem impossíveis de ser executados: devia fazer a felicidade daqueles que amava! Para isso, não deveria magoá-los, mesmo à custa de sacrifício. Nada  deveria negar-lhes: coisas, atenção total, aplausos... Tudo o que quisessem ou precisassem, na hora e na dose que pedissem. Esse era meu dever com aqueles que amava com tanto apego.  Não poderia correr o risco de decepcioná-los e perdê-los, perder seu amor e o papel importante em suas vidas.

            Mas não deu certo! Não consegui atendê-los em tudo e sempre! E quando, coagida por minhas limitações, precisei Dizer Não, cheia de justificativas, culpas e desculpas, encontrei, muitas vezes, a incompreensão daqueles que não esperavam minhas negativas. Triste e culpada, fiquei muito mal e reforcei em mim a crença de que não deveria Dizer Não!

            Ainda presa às mesmas crenças ideais, também tinha muito medo de Ouvir Não. Para me sentir amada e valorizada precisava ouvir sempre um Sim. O Não me assustava! Quando era confrontada com negativas pensava, amedrontada, que era menos querida, que seria preterida, ou que iria perder mordomias, agrados, facilitações... E então, teria que me virar sozinha? A negativa me magoava( Eu não merecia!). Ficava irritada, também, por ver desafiados meus desejos, minhas expectativas!

            Estamos tão mal acostumados a essa dependência afetiva e de aprovação uns dos outros, que muitas vezes não queremos nos arriscar a ter que dizer ou ouvir um Não. Preferimos, então, não perguntar, não ousar, apenas nos fechar e isolar....

            Acredito que a “culpa” de tantas dificuldades ainda está nas crenças absurdas que internalizamos. Hoje, ainda que não mais as aceitemos, elas ainda gritam muito fortemente dentro de nós.  Preciso repetir, para fortalecer em mim, novas crenças, mais reais, humildes e verdadeiras que me dizem: Cuide de você!  Seja honesta, reconheça o que pode e o que não pode, o que quer e o que não quer. Respeite o Outro! Dê-lhe oportunidade para suas próprias descobertas, suas próprias opiniões e desejos. Cuidando de mim, atenta a mim, vou entendendo e aceitando o que, Só por Hoje, eu quero, eu posso e eu Sou. A partir de então, Um dia de cada vez, terei Coragem para Mudar e poderei dizer Não (ou Sim) para as pessoas com Verdade, sem tanto medo, sem tanta culpa, sem tantas justificativas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.