Pesquisar este blog

sábado, 23 de julho de 2016

FAMÍLIAS E ESCOLHAS




           Somos Seres de Luz ainda envolvidos em sombras. Somos Centelhas Sagradas de Luz que, num processo evolutivo, precisam libertar-se das sombras que nos aprisionam para, assim, liberar, cada vez mais, as potencialidades da Luz que somos.  Acredito que ao nascermos já trazemos um “currículo individual” de nossas sombras e da Luz, guardados e escondidos, até de nós mesmos, em nosso Inconsciente Maior (temperamento, aspectos negativos e positivos de carácter...).

Nessa passagem por aqui, nessa “escola” de vida, trazemos, escolhido e sugerido por um Poder de Pura Sabedoria e Amor, um “dever escolar”( desafios e oportunidades) a cumprir para nosso propósito de aprendizado e libertação. Sozinhos pouco aprendemos!  Então, essa Sabedoria Amorosa nos encaminha para um Grupo que favoreça, a todos, nesse propósito – a Família.! Nascemos num mundo físico, com instintos de sangue que gritam em nós e nos unem, com uma genética que nos influencia e aproxima, com a lealdade exigida pelo grupo, com um longo convívio (mesmo com os familiares que não são de sangue)... Tudo serve à formação de vínculos fortes e amorosos, que possam amenizar e nos fazer suportar os desafios de conviver uns com outros, com nossos defeitos e diferenças...  A  Família, forma-se como um buquê de flores de diferentes matizes, umas muito espinhosas, outras perfumosas; umas chegando em botões, outras murchando, caindo, saindo...  Nosso buquê familiar, tão humano,  traz a diversidade que nos enriquece com possibilidades de trocas e aprendizado: orgulho, vaidade, bondade, arrogância, agressividade, mansidão, mesquinhez, materialidade, espiritualidade, rigidez, tolerância...  Toda essa diversidade funciona como desafio e amparo para que cada um possa ir descobrindo suas próprias cores, luz e sombras, ainda escondidas.  Nessa “escola” todos viemos com nossos próprios currículos e nossas próprias tarefas.  Não podemos fazer o “dever” dos outros.  As tarefas são individuais!!!

            Sob esse propósito de crescimento, não adianta o lamento de que queríamos outros familiares, uma  outra Família! Afinal, vamos à Escola para aprender a resolver problemas difíceis!  Não adianta querermos ficar só no recreio, saboreando merendas e gostosuras, com os parentes com quem temos mais afinidades...  O que podemos é entender o propósito sagrado que nos uniu, aceitar os desafios de conviver e aprender a amar nossos familiares mais difíceis, nos perguntando sempre até que ponto somos também difíceis, e desfrutar dos aspectos amorosos e saborosos da Família. O que pode me ajudar nessa “sala de aula” familiar é organizar meu pedaço dentro dela, sendo honesto, firme, gentil, respeitando meu próprio pedaço e o dos outros. Com esse exercício de conviver com ordem e respeito, conseguiremos desfrutar da Graça Sagrada da Família e poderemos ir alcançando o propósito de Deus para nós, ao substituir nossos sentimentos e atitudes da sombra pela compreensão, paciência, compaixão, gentileza, aceitação... Poderemos, então, até “ver” e desfrutar da “Luz” dos outros.   

            Muitos de nós, agoniados, pensamos em fugir de nossa família problemática e escolher outra. Não pensamos no porquê de estarmos aqui. Queremos só felicidade imediata, queremos só o “recreio”. Sendo assim, cuidado com nossas escolhas! Costumamos nos basear em fantasias afetivas, máscaras de sedução, pouco convívio... e pouca duração.  Algumas vezes, até encontramos novas famílias mais confortáveis ou nos fechamos  nas relações mais generosas dentro da Velha ou da nova Família, escolhendo só as “rosas sem espinhos”. Podemos nos acomodar, nos acostumar, ao conforto de só desfrutar, sem desafios, das relações mais fáceis, mas levaremos, bem escondidos, até mesmo justificados ou  negados, sentimentos de fracasso, culpa, amargura e de certa forma estaremos fugindo ao propósito de aprendizado e libertação,  que um  Poder Superior  de Amor e Sabedoria escolheu e ofereceu para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.