Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2016

TOLERÂNCIA




          Tolerância é um generoso, delicado e gentil estado interior que se exprime em nossas atitudes com o Outro. Mas para que a tolerância nasça e floresça em nosso interior, precisamos da “segurança” que advém do respeito necessário a nosso espaço. Em nossas relações, voltamos sempre à questão de limites. É mais fácil sermos compreensivos e tolerantes em tese, em teoria, mas, na prática, em relações próximas, precisamos estar resguardados pelo respeito para podermos nos sentir realmente tolerantes e agir com tolerância.

            Nosso ego, sempre defensivo, tende a desconfiar, e até a rejeitar, o diferente, o estranho, o “errado”. Ele tende a rejeitar o que parece ameaçar nossa razão, nossos desejos, nossas expectativas, nosso mundo...  E como nós ainda vivemos bastante submetidos à força desse ego, precisamos nos sentir resguardados pelo respeito a nosso espaço, para que possamos, tranquilizados, ouvir o Outro, suas verdades, seus sentimentos e suas atitudes e sermos, então, tolerantes com ele.

            Em nossa relações mais próximas e queridas, por uma crença equivocada, à princípio, tudo toleramos  de pais, filhos, companheiros... como prova de um amor sem fim! Também para nos sentirmos valorizados e aceitos, muitas vezes, em muitas e diferentes situações, tentamos ser simpáticos, úteis e “tolerantes” além da conta. Mas, aos poucos, nos sentindo desrespeitados no modo como somos (o que desejamos ou podemos), vamos nos sentindo invadidos e recebendo menos em troca do muito que permitimos, toleramos e aturamos!.  Tolerância sem limites, sem respeito, torna-se permissividade, o que, certamente, vai nos levar com o tempo a impasses na relação. Leva à mágoa, à irritação, à impaciência, à indignação, ao ressentimento, ao cansaço, à Intolerância!

Acredito que somente alguns raríssimos seres em passagem pela história do Homem, transcenderam o ego e conseguiram Amar e serem tolerantes sem limites, incondicionalmente. São seres totalmente espiritualizados. São nossos mestres e divinas referências. Nós, em nosso evoluir, nesse processo de educar e transcender nosso ego, podemos aprender e exercitar uma Tolerância Melhor e mais Amorosa.  Com o tempo e boa vontade, podermos ir além da simples consequência do cuidado com nosso espaço e enriquecê-la com Generosidade, Paciência bem humorada, Ternura...
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.