Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

ESCUTAR




           Uma boa Escuta vai além do ouvir, do ler, do olhar, do tocar. Ela requer que utilizemos nossos sentidos físicos a serviço do entender e do sentir: Ela requer mente e corações abertos, senão -  “entra por um lado e sai...”.  Escute e Aprenda , nos é sugerido, porque essa verdadeira escuta é que nos abre para possibilidades maiores de Ser e Estar.

            Para esse Escutar preciso me interessar, realmente, pelo que está sendo dito. Acreditar que, sempre, há uma possibilidade de ouvir algo novo, de ter uma nova visão do outro e do que ele diz, de perceber algo que não havia percebido, de saber de uma experiência que, talvez, possa me enriquecer... Ao escutar o Outro em seu momento, como sinaliza Jean Y.Leloup, é importante estarmos presentes, receptivos, para, realmente, apreender o que ele nos traz, com palavras e silêncios, com seu corpo, com sua energia....  É poder escutar o que ele ainda não consegue dizer, o que ele tenta disfarçar, mas que o está sufocando... Sua dor, sua culpa, sua vergonha, seu ressentimento, seus sonhos gorados...  É Escutar com os ouvidos, com um olhar receptivo, com o tato, com o coração...

            Para isso, no momento da escuta do Outro, é importante tentar “limpar-nos” o mais possível de crenças, conceitos, preconceitos, sentimentos e estar abertos para acolhê-lo em sua unicidade, sua alteridade, no mistério único que ele representa, que pode nos encantar e que poderá, sempre, nos surpreender.

            A Escuta poderá nos levar a mundos incríveis, que estão à nossa volta, mas são muito pouco percebidos.  Se nos desligarmos da gritaria eletrônica que nos envolve e distrai, poderemos escutar  a natureza da qual fazemos parte: pessoas, animais, plantas, ventos, águas... até os sons de nossas lembranças e dos nossos sonhos. E talvez possamos, então, dar um novo significado a todos eles.

            E a Escuta de mim, a cada escuta do Outro, da Natureza, dos sons da Vida? Como reajo a esses sons? Chego a ouvi-los? E os sons que grito ao mundo, são verdadeiros?  E os gritos sufocados em mim, aqueles que não quero escutar? O que eles dizem de mim mesma? Sinto-me escutada por mim, pelo mundo? Às vezes, sinto o isolamento e o abandono por não ser escutada?

            E a escuta de um Poder Superior Amoroso que, suavemente, fala a nós, fala em nós...? E a voz de nossa Consciência Amorosa, já despertando, que nos sussurra e orienta para o melhor, está sendo escutada?   São escutas e escutas... Preciso me desligar do que me apenas me distrai sem finalidade e focar no que me desperta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.