Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2016

O PODER DE CADA UM




Em busca da sanidade

            Algo precisa mudar num ninho que perdeu sua função de nidar seus membros e virou um campo de lutas e debates! Quem muda? O Grupo Familiar não sabe fazer diferente, não acredita que deve/pode, não se permite fazer diferente de suas próprias crenças. Seus membros, com foco externo, olham uns para os outros, acusam-se e esperam que o “errado” mude. E continua essa ciranda de culpados que não mudam e nada muda... Quanto tempo se perde tentando mudar o outro! Quanta energia! Quanta dor!

Então, quem muda? Quem ousa fazer diferente? Quem desobedece às “leis” do grupo? O “certo” ou o “errado”? Quase sempre é aquele que sofre de modo que, afinal, lhe é insuportável. Sua dor quebrou seu orgulho, sua vaidade, minou as “certezas” do seu ego. Preso à lealdade a seu grupo, não ouve nada de “fora”, sente-se confuso, esgotado, humilhado, fracassado... perante si mesmo, perante o grupo, perante o mundo. Está frágil, perdido, desorientado... Sente-se desvalorizado, desamado...

Só a força e o poder de um Outro Grupo (Anônimo ou não), que o acolha, num novo modelo de Família, com respeito, valorização e amor, poderá fazê-lo baixar a guarda e ouvir...  Só o poder de um Grupo de pessoas iguais a ele em sua dor, em seu desespero, em sua confusão, em seu momento de humildade...  Só esse Grupo poderá ter credibilidade para ele. E é ali, onde vai ser respeitado, que aprende a respeitar... Onde ouve e é ouvido... Onde se sente aceito e consegue a honestidade e a coragem para se descobrir, se aceitar e até se revelar... Onde lhe é sugerido um novo crer, pensar, sentir, agir, que seja realista, ético, amoroso...  Onde descobre sua impossibilidade de modificar os outros, mas descobre seu próprio poder e a responsabilidade de Se modificar. Lá, descobre seu dever de ser leal a si mesmo, às suas necessidades, seus dons, suas dificuldades, suas verdades... Vai descobrindo sua humanidade e aprendendo a aceitar a humanidade dos outros. Vai -se modificando para poder amar melhor a si mesmo e aos outros.

Essa “nova família”, esse novo ninho, nos acolhe enquanto vamos descobrindo-nos, nos aceitando, nos transformando... É nela onde vamos nos “emplumando”, com novas cores, com novos cantos, para novos voos. Somos uma Graça de Deus, esse Poder Maior de Amor, e nos foi confiado  o poder de desenvolver nossos atributos mais sagrados. Estamos agora aprendendo a nos responsabilizar por nosso voar eterno em Sua Direção.

 Não queremos abandonar o ninho antigo! Ali, nosso coração criou vínculos eternos de amor, mas, ao “voltarmos para casa”, precisamos trazer conosco um novo modo de Amar e de Estar...  Não posso “consertar” o ninho antigo, nem aqueles que ali habitam. Não devo tentar convencê-los, pois seria desrespeitá-los em suas  escolhas e em seus tempos. Mas posso ser um familiar “diferente”, leve, amoroso, assertivo, honesto, livre, libertado... Posso ser um membro mais sadio num ninho adoecido.  Posso ser um exemplo da possibilidade de Ser e Estar com Harmonia e Amor. Posso ser a prova da força e do poder libertador de cada um de nós, a cada dia, em nossa própria vida e no convívio nos grupos onde estivermos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.