Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2016

VAIDADE III




          Vaidade é a necessidade, insaciável, que temos de realimentar e reforçar nossa auto imagem. Na agonia da competição e da comparação, tememos nos sentir e sermos vistos como menos ou menores e desejamos ser os mais e os melhores. Quanto mais confrontado, ameaçado, apequenado e até humilhado, nosso ego necessita de estímulo, de ser sempre alimentado pela vaidade. Assim, nosso ego se contorce e distorce e, envaidecido, alimenta nosso insuspeitado orgulho.

            Tudo isso está ligado à dificuldade básica do ser humano de  saber--se com valor , com um valor intrínseco ( Sou/Existo).  Ele ainda pouco se  apercebeu disso! Necessita, então, de se sentir valorizado pelos outros, porque somos, também, seres grupais.  Esmolamos o reconhecimento de nosso valor, lamuriando-nos: “O dia em que eu for embora/morrer é que vocês vão me dar valor...”

            Desde cedo descobrimos essa “fraqueza” uns nos outros. E a forma mais fácil de manipular, de se “amansar” alguém, é elogiar, sendo a valorização, sincera ou não.  Precisamos ser reconhecidos como belos, bons, os melhores, os mais... Precisamos que nos digam, que repitam, que nos afirmem, de qualquer forma, sob quaisquer aspectos... “Me engana, me faz feliz!”   Precisamos parecer  mais, precisamos desse “algo mais”, porque tememos nos sentir menos...  Precisamos ser aclamados, imitados, bajulados... para acreditar mais em nossas qualidades, em nosso próprio valor. Com isso, porém, deixamos de ser leais e honestos conosco mesmos, para ficar dependentes da opinião dos outros!   

            Vaidosos, deixamo-nos manipular e tornamo-nos, muitas vezes, ridículos e contraditórios na tentativa de nos mostrar “bem” a todos.  Vaidosos, ficamos inseguros e agoniados pelo modo como vamos parecer aos outros. Na verdade, precisamos sair, nos libertar do encantamento, desse suplicar  pelo olhar de fora. 

Todos nós temos em alguma dose a vaidade. Em pequenas doses, o elogio é saboroso, traz alegria, a nós e às nossas relações. Favorece nossos vínculos, estimula-nos a buscarmos  ser  sempre melhores. Só precisamos estar atentos para esse gosto não se transformar em necessidade e nos tornarmos adictos, dependentes, da valorização externa. A melhor maneira de nos sentirmos mais confiantes e seguros é buscarmos ter atenção e aceitação honesta do que somos a cada momento; é cultivarmos a valorização constante de nossas conquistas internas; é a consciência do que somos e do que podemos  como Criaturas Únicas de um Criador Maior. 

Um comentário:

  1. Gratidão querida, suas palavras nos ajuda a caminhar nesses terrenos tão cheios de armadilhas internas e externas. Bj Adriana Paes

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.