Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2016

UM NOVO PARADIGMA




           Paradigmas são modelos. E o modelo maior que nossa humanidade segue parece ser e estar já esgotado. Somos uma humanidade em agonia...

            Nosso paradigma racional, que priorizou a liberdade do pensar/raciocinar, que nos levou a tantas descobertas em tantas áreas ( tecnologia, educação, política, artes, psicologia...), tristemente, com o tempo, se enrijeceu e acabou por nos aprisionar numa visão apenas racional, utilitarista, material, de nós mesmos e do mundo onde vivemos. Sob o comando do nosso ego assim modelado, vivemos em disputas, sempre buscando mais poder, mais saber, mais ter, parecer, submeter... Criamos um mundo comparativo, competitivo, de eterna opressão sobre os mais fracos, de eternos revides para novas opressões, em lutas tão perenes quanto o velho instinto animal que as impele, mesmo com as tecnologias de ponta criadas por nossa mente racional tão “moderna”.  Há uma busca e desfrute insaciável de prazer físico e psicológico, a qualquer preço, que se justifica com cinismo, frieza, desumanidade... Gerações se criam no ódio, no revanchismo, numa agressividade que se torna o próprio sentido de suas vidas.  Com um imediatismo absurdo e irresponsável, sujamos e arrasamos o próprio lugar onde vivemos e negamos, cada vez mais, o direito à sobrevida a quaisquer outras espécies ainda, miseravelmente, vivas. 

 Arrogantes e tolos, sentimo-nos os “donos do pedaço”! Somos hoje animais racionais regidos pelo instinto e pela força insensível de nossa racionalidade.  Mas, não somos felizes!!!  Em meio ao caos desumano que criamos, debatemo-nos num impasse de dor, medo, ódio, ressentimento... Vivemos ainda atados em função das lutas do passado e com um medo, cada vez maior, das desgraças do futuro.  Todo esse horror, esse fundo de poço tão escuro, essa “noite escura” da alma humana, pode servir para nos mostrar que somos, sim, animais racionais, mas também somos seres originalmente espirituais e nossa alma, Centelha Sagrada de uma Luz Maior, anseia por um novo modelo/paradigma que possa nos nutrir.

Somos uma humanidade subnutrida de Alegria e Amor. Somos vorazes consumidores de alimentos (mal distribuídos), de tecnologias, de ideologias, utopias, prazeres, saberes...  Mas somos subnutridos de generosidade, de gentileza, de compaixão, de verdade, de cooperação, de paciência... Somos subnutridos de todas as formas de Amor, do Amor que é o alimento de nossa dimensão espiritual!  E estamos paralisados nesse modelo porque, equivocadamente, preguiçosamente, esperamos que toda a mudança venha dos outros: das outras pessoas, das outras ideologias, tribos, países, religiões... Acusamos e clamamos pelas mudanças, mas a mudança de paradigma, cada um de nós é que irá construindo com nossa mudança individual!  Enquanto não internalizar e tentar vivenciar, aos poucos, o Bem que desejo estarei presa a um modelo egóico, a esse paradigma de lutas.

Vivemos um momento delicado no processo de “Virada”. Preciso me afastar das mídias zangadas, insufladoras de ódios, de partidos, que nos partem e repartem. Preciso buscar não radicalizar  minha visão, minhas simpatias e minhas “certezas”. Preciso tentar ser flexível em minha visão e no coração, tentando entender os outros e suas razões, sem abrir mão de limites que garantam o respeito aos meus valores éticos.

É tão complicado! Certamente seria mais fácil escolher um lado e seguir, bastante acompanhado, nesta luta. Mas, já não dá! Nossa origem sagrada nos chama!  Precisamos estar atentos  à lembrança dos doces chamados de Especiais Enviados por um Poder Superior Amoroso. Eles vieram para nos mostrar o caminho da alegria e da felicidade, de um novo modelo de ser/estar.  Cabe a cada um de nós atender ao chamado do que, realmente, nutre nossa alma. Cabe a cada um de nós ajudar a construir esse Novo Paradigma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.