Pesquisar este blog

domingo, 14 de fevereiro de 2016

REJEIÇÃO II




            Dentre os nossos infinitos medos, os que mais nos assustam são o medo do desamor e o medo do “desvalor”.  A agonia da rejeição se alicerça nesses dois medos, na ameaça a essa  necessidade primeira que todos temos: sermos amados e sermos  valorizados, aceitos, admirados. 

            A dor da rejeição nos atinge quando nos sentirmos preteridos e perdedores do afeto e da admiração das pessoas que amamos ou daquelas que têm algum tipo de importância em nossa vida.  A Rejeição pode, também, nos apontar como não merecedores de pertencer, apontar-nos como perdedores perante nossos grupos sociais. Então, além da dor da rejeição, sentimos o peso da vergonha!  A isso, soma-se uma profunda tristeza e mágoa pela frustração de não vermos reconhecidos nosso valor, nosso empenho, nossa importância!  Rejeitados, sentimos também muita  raiva pela “ingratidão” ou pelo abandono... E inveja, daqueles que agora são os escolhidos, os vitoriosos! Nosso mundo interior, afetivo, torna-se muito confuso, escuro, doloroso e nossas atitudes muitas vezes tornam-se irracionais, agressivas, vingativas...

            Quanto mais “apostamos” numa relação, quanto maiores forem a ilusão e as expectativas, maior será o impacto ao nos sentirmos rejeitados. Dor, confusão, nossas crenças quebradas, “falta de chão”... “Meu mundo caiu...”  Ficamos em cacos ou atirando cacos! 

Nosso mundo afetivo e psicológico, quando construído em bases fantasiosas ou quando delegamos a outros a construção dessas bases à nossa felicidade, comporta-se como um castelo na areia. Ele não se sustenta muito tempo ante os desafios da vida que estilhaçam nossas máscaras e nos revelam, a todos, menos perfeitos, menos grandiosos... apenas humanos. Cai o véu e nossos olhos choram ante o clarão do Real.

Como seres sociais que somos, a rejeição certamente irá nos machucar, mas não deve nos derrubar. É preciso trazer ao máximo o foco de minha atenção e meus cuidados para mim mesma, num aprendizado contínuo de auto conhecimento, auto aceitação, auto valorização e auto estima.   Ocupando-me comigo, posso ouvir críticas e até pensar sobre elas, mas não devo me deixar impressionar pelo repúdio dos outros e entrar num processo de auto rejeição. É preciso relativizar as opiniões  sobre a pessoa especial que sou e a importância dos outros, quaisquer outros, em minha vida.

Um comentário:

  1. Que texto maravilhoso e abençoados Tude, que bom poder lê-lo, muita reflexão e passar essa mensagem adiante, para outras pessoas terem acesso!! Quão esclarecedora e acolhedora!! Bjs no coração!!

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.