Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

CASAS




          Temos consciência das lembranças mais nítidas de nossa atual caminhada e as trazemos misturadas às nossas memórias “esquecidas”, escondidas, inconscientes... Tudo isso somos nós e tudo faz parte de nossa história, construída e “cozida” nas casas por onde passamos.  Vivemos em muitas casas, mesmo aqueles de nós que viveram, sempre, na “mesma casa”.

            Nossa primeira casa foi a Casa dos Pais, a “nossa casa”, lá onde até bem tarde, apontamos -“lá em casa”. Lá, fomos acolhidos, nidados, amados, orientados, cobrados... Lá, conhecemos a s crenças religiosas, as “verdades”  e os valores de nossa família... Lá aprendemos a amar e disputar com os irmãos por amor e valorização, que todos nós tanto ansiávamos. Lá, conhecemos as primeiras ilusões, algumas desilusões, os primeiros traumas, as primeiras regras do conviver... Tantos primeiros... Foi lá que tudo, nessa vida, começou!    Casa que foi nosso chão, nossa base – certa ou errada! Quando nesse início, a casa dos pais foi na casa dos tios, amigos ou dos avós, nosso início de vida ficou mais confuso em termos de hierarquia, autoridade, orientação...  mesmo com os ganhos afetivos das grandes famílias.

            Outra casa importante em nossa infância foi a Casa dos Avós! A casa da orientação e carinho dos mais vividos e amadurecidos. Casa de mimos, cuidados, vontades, daqueles que nos acolhiam sem muita  preocupação com  comando e responsabilidades. Mesmo quando os avós estavam ajudando a nos criar, era diferente! Era a casa de encontro com tios e primos... Era a “casa de biscoitos e doces” da nossa infância, quase para todos nós, lembrada com gostosura e carinho. 

            Finalmente adultos, ficamos donos da Nossa Casa, senhores do nosso castelo. Lá, organizamos tudo do nosso modo, criamos as nossas regras, às vezes repetidas, às vezes rebeldes... Quando optamos por dividir nosso espaço e responsabilidades com um companheiro, temos a oportunidade de aprender a ouvir, a argumentar, a ceder, a decidir, respeitando nossa parceria com um Outro, diferente de nós, que  veio de uma outra casa, com outras ideias, regras, hábitos... É um constante desafio para não nos submeter, nem tentar submeter o outro!  Mesmo sendo uma escolha, mesmo sendo com amor, é um aprendizado muito difícil! Nessa nossa casa de adultos, com o passar do tempo, outros poderiam vir morar – filhos, às vezes pais idosos, irmãos...  Precisamos, todos, nos adaptar às mudanças... Eles devem ser acolhidos, amados, ouvidos, sentidos... mas os “donos da casa” somos nós! Nossa é a decisão final, num espaço onde precisamos construir  uma hierarquia amorosa e respeitosa, sem ditaduras ou “democracias” das maiorias sem responsabilidades na casa. Essa nossa casa de adultos é o nosso espaço, mas -  como também é difícil!

            Os filhos finalmente crescem e se vão, para construir seus próprios ninhos – a casa deles! A Casa dos filhos não é a nossa casa, mesmo que precisemos morar com eles, mesmo quando vamos para ajudá-los ou servi-los, mesmo que nos amem e nos acolham com todo carinho!  É tão difícil e importante que entendamos isso!!! Respeito é bom e eles gostam. Precisamos ter cuidado com palpites, críticas e orientações!   Assim também, é a casa dos pais, depois que saímos ou ficamos adultos.  Embora guardem um gostinho doce de nossa infância, embora os pais ainda nos queiram tratar como crianças, ela já não é mais a nossa casa de meninos. É muito doído, mas nós é que crescemos...

            Essas são apenas algumas das casas por onde estivemos. Casas onde fomos acolhidos, onde nos adaptamos, onde precisamos ser criativos, onde nos tornamos responsáveis... Foi nelas que fomos descobrindo aos poucos quem somos , o que podemos e o que não devemos. Nelas, fizemos escolhas, tivemos que aceitar consequências...Nelas,  aprendemos a amar e o valor da família...  Foi nelas que crescemos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.