Pesquisar este blog

sábado, 16 de janeiro de 2016

CADA UM




           Cada um de nós é único, especial e diferente em todos os sentidos. Cada um de nós é um original de Deus!

            Percebo, tão tardiamente, que cada um que passa por mim deveria ser visto, em meu coração, como um delicado vaso de cristal, mesmo quando disfarçado e protegido por “vestes” grossas, feias, agressivas... Digo para mim mesma: Cuidado! Não os olhe com desprezo, raiva, irritação...  Eles já nos chegam trincados, rachados, remendados... do jeito que conseguem e podem.  Cada um traz um abismo de mistérios, ainda insondáveis, inconscientes... Trazem grandes e infinitos medos, defesas inatas, reações aprendidas, cicatrizes escondidas de dores jamais curadas...

            Na multidão( na Família, Escola, Igrejas... no Mundo), cada um de nós passa desapercebido, perdido, anônimo... Somos percebidos, apenas superficialmente, por rótulos familiares ou sociais, de acordo com idade, gênero, nacionalidade, personalidade, utilidade...

            Preciso lembrar e atentar que cada um tem uma história antiga, tão antiga que se perde na memória de tempos e vidas, desconhecida  de mim e até deles mesmos. Atrás de suas máscaras, de sua fala, de seu riso ou choro, atrás  de sua agressividade ou gentileza, o que existe? Que defeitos ou qualidades os movem?   Quem é aquele que me assusta e enraivece por suas maldades, fraquezas, falsidades, agressividade...?  Quem é o que me irrita e frustra por não entendê-lo, realmente? Quem é aquele que admiro, que tanto me encanta? Quem é cada um que tanto amo e não quero perder?

Alguém já perguntou, chamando-nos a um olhar mais profundo: Quem é meu pai?  Quem é minha mãe?   E também me pergunto: Quem é o mocinho? E o bandido? Quem são meus filhos? De onde todos veem? Que bagagem eles trazem?

Eu não sei! Mas estou descobrindo que preciso de um olhar mais cuidadoso e interessado por tudo que desconheço. Cuidado, com honestidade e firmeza, ao falar-lhes ou a tocá-los! Preciso lembrar que são taças sagradas que, mesmo com tantas rachaduras e defeitos, guardam uma Centelha Misteriosa de Deus. Fico  doída ao lembrar de tantos “ Cada Um” que passaram por minha vida e os vi, ou mesmo os amei, apenas de uma forma muito superficial e rotulada. Perdi a oportunidade de vê-los e tratá-los de modo mais atento, aberto, mais abrangente em tudo que representam – humanos e sagrados- em sua complexidade única. Quero estar mais disponível e atenta com aqueles que, muito próximos ou mesmo distantes, ainda hoje, passam de alguma forma por minha vida. 

Cada um de nós tem dons, grandezas divinas escondidas  e desconhecidas até de nós mesmos. Cada um é uma possibilidade sagrada, num eterno desabrochar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.