Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

SOLTE-SE E ENTREGUE-SE A DEUS




            Esse é um lema dos Anônimos!  Os lemas são lembretes que nos ajudam a Ser/Estar mais livres e serenos ante os desafios cotidianos em nossas vidas. 

            Acreditando-nos com o poder e dever de conduzir, orientar, modificar e salvar os outros, sobretudo os que amamos, desenvolvemos uma visão e atitudes apegadas, de posse, controladoras, em nossas relações. Sob orientação do nosso ego orgulhoso e teimoso, acreditando saber o que é melhor para nós mesmos e para os outros, temos dificuldade em ouvir e aceitar atitudes e ideias diferentes.

Quando somos defrontados com desafios que nos parecem intransponíveis e, então, clamamos pela ajuda de Deus, ainda assim, nós o fazemos tentando orientá-Lo, através de pedidos e preces.  Damos orientações de como decidir sobre nossas questões de acordo com nossos  desejos e como “tomar conta” de quem amamos... Nós os “entregamos” a Deus!     Só mais adiante entendemos que esse lema é reflexivo, é para nós mesmos! Nós é que precisamos nos entregar!  Mas como entregar é difícil!  E soltarmo-nos de nossas “certezas”, ainda é mais difícil!

            Pouca atenção eu dava à primeira parte do lema – Solte-se.  Soltar-me de quem e, principalmente, soltar-me do que?   Começo a entender agora que, para haver uma entrega, preciso me soltar do que me prendia!   Soltar-me de meus apegos, dos meus valores ainda tão materiais, da minha necessidade de “saber” mais e de tudo ter que ser do meu modo, do modo que “eu tenho certeza” que é o melhor...  Soltar-me de lutar, de insistir, de me debater, de não aceitar...

            Só então posso aprender a me entregar a uma Sabedoria Maior, a um Amor Original, que Sabe, verdadeiramente, do que preciso. Que Sabe até o que sou capaz de entender e suportar a cada dia, a cada novo impasse, a cada nova “ameaça dolorosa”, que me fazem sentir pequena, medrosa, confusa, até desesperada...  
           
E volto-me para o lema que me indica o caminho, me acolhe, me consola e reforça!  Para o lema que me diz: Relaxa, confia... e caminha!  Solte-se do passado, do futuro... Solte-se do que já passou, solte-se do que sequer existe... Solte-se do ego tão brigão, prepotente e confuso...             e Entregue-se, aqui e agora, à orientação, força e conforto de um Poder Superior de puro Amor.
      
Parece mágico, mas funciona! Acredite! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.