Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

RECAÍDA




           Antes, houve a dor !  A dor das inadequações, a dor dos medos do abandono, da rejeição, da “perda do controle” sobre os outros, da perda da minha imagem fantasiada, da auto imagem idealizada...   A dor das raivas, das frustrações, das mágoas, das culpas...  A dor da vergonha por ter falhado e a dor por terem falhado comigo....   Dores do impasse na busca do impossível, da perfeição em mim e nas minhas relações...  Dor da inconsciência do que somos ou do que podemos...

            E essa Dor foi o Sinal, foi o chamado para a mudança, para a revisão das metas, das possibilidades... Foi o chamado para o novo, para um novo patamar nas relações comigo mesma e com o mundo...  E essas mudanças trouxeram alívio, entusiasmo e alegria! E tudo me pareceu ser fácil e simples, porque eu já sabia a direção a ser tomada...

            Mas, de repente (ou aos poucos, sem que eu me desse conta), houve uma Recaída nas velhas crenças, nas velhas atitudes, nos velhos sentimentos, nas velhas dependências, na velha Dor!  A “Sofredora” estava de volta! A memória adoecida de mim/em mim, no meu corpo, nos pensamentos, nos sentimentos, nos comportamentos... refez-se, gritou mais alto e revelou-se com a força de uma possessão maligna e dolorosa.

            Hoje, entendo que, embora doa e amedronte tanto, não preciso me desesperar com as recaídas. Só não posso desistir, paralisar... Já entendemos o processo, já aprendemos a direção que nos traz para nós mesmos, para a aceitação do que podemos a cada dia, para as sempre novas descobertas e mudanças. Já estamos mais conscientes, somos os observadores de nosso próprio caminhar, os senhores do nosso caminho. Precisamos apenas, e sempre, mantermo-nos alertas, gentis, pacientes, presentes em nós mesmos.

            Recaídas nos frustram, assustam, desiludem, machucam... São muito dolorosas, mas trazem a possibilidade de ressignificação de tudo, quando pensávamos tudo já saber. Recaídas nos ensinam a Humildade necessária para qualquer novo aprendizado. Recaídas nos solicitam coragem, paciência, perseverança... Solicitam a certeza na força da Centelha Divina que nos habita e que nos conduz ao encontro às nossas Metas Maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.