Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O CAMINHO DO MEIO


            Ainda somos seres de extremos e excessos!  Seres de paixões avassaladoras e ódios teimosos......de condenações/danações eternas ou absolvições indulgentes.....de jejuns exagerados ou ingestões descontroladas.....de grandes misérias ou riquezas vorazes........de amores que nos escravizam ou indiferenças desumanas; de “endeusamentos”  ou desprezos......de quem “só pensa naquilo” ou  que “jamais pensa naquilo”, de quem quer tudo saber ou de quem “nem quer saber”..........de “para sempre”  ou  “jamais” ! Seres que se rotulam e se entregam a qualquer dos extremos para “firmar posição” e usufruir/viver, em excesso, aquela posição. 

            Parece-nos mais cômodo a entrega/escolha, com excessos, a qualquer  lado, de qualquer questão, do que a constante apreciação dos muitos aspectos  dessas questões. Acreditamos que é mais fácil “fechar” com “o mais” ou com “o menos” .Talvez ainda não tenhamos exercitado um olhar mais abrangente, que pode nos levar ao equilíbrio, à suficiência, à temperança.... ao caminho do meio!

            Ao transitar entre esses extremos e excessos preciso de atenção, com responsabilidade, às minhas necessidades básicas em minhas várias dimensões – físicas, afetivas, racionais, espirituais  - e atenção ao modo como estou nutrindo-as (de mais ou de menos?)  Tudo deve me chamar  para mim! Em mim estão as minhas respostas! Não posso amenizar, e tampouco acabar, com os excessos do mundo - só com os meus!

            Meus excessos, para mais ou para menos, disfarçam, escondem  ou podem estar sinalizando e revelando, as minhas carências, minhas defesas, meus medos.
Buscar o “caminho do meio” pode ser mais trabalhoso na medida em que requer de nós estarmos atuantes, atentos, observadores, flexíveis. Esse caminho  é aberto a possibilidades e ajustes, por isso mesmo constantemente enriquecido e atualizado. Buscar a temperança, respeitar a suficiência, faz-nos sentir vivos, pulsantes, mas com equilíbrio e serenidade......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.