Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de abril de 2015

AUTO RESPONSABILIDADE




           Nós nos relacionamos sempre atentos a culpas e culpados. Qualquer falha, dificuldade, erro... e tendemos a nos acusar uns aos outros ou a nos defender, uns dos outros. Ninguém quer ter o ônus, a “culpa” do erro! Deve ser porque acreditamos que não se pode errar!

            Como estamos sempre focados no “outro”, acreditamos também, que todas nossas dificuldades, desilusões, perdas, dores... são causadas pelo outro, são culpa do “outro”. Sem nos dar conta, tendemos a nos sentir vítimas – pessoais ou sociais!  Sob essa ótica, somos pobres vítimas inocentes e indefesas, perseguidas pela vida, pelo azar, pelos sistemas... caçados/obsidiados pelos outros, daqui ou de mais além!   Essa visão equivocada nos reduz e aprisiona, tirando-nos o poder e a responsabilidade com nosso próprio destino.

            Queremos que Deus nos atenda e nos proteja dos “outros”; queremos que o mundo mude, que as pessoas se modifiquem... E nos desgastamos, nos frustramos ... e nos distanciamos uns dos outros em meio a brigas, lamúrias e cobranças. 

            Olhando sempre para fora, não podemos nos ver! Não podemos enxergar nossas falhas, assumir e rever nossas escolhas e corrigir nosso caminho. É tempo de redirecionarmos nosso olhar, de reavaliarmos  nossas crenças irreais/ideais e acolhermos nossas responsabilidades (não nossas culpas!) conosco mesmos.

            Aprendemos a nos sentir vítimas virtuosas por não cuidarmos de nós mesmos e a alardear heroísmo por nos sentirmos responsáveis por tudo e todos, mas, como já se disse, isso apenas disfarça e encobre uma imensa irresponsabilidade conosco mesmos. (R.Bach)

            Auto responsabilidade é aprender a cuidar de mim, sem exigir ou implorar que os outros o façam. É reconhecer e atender às minhas necessidades e possibilidades a cada momento. É reconhecer meus erros e falhas, abandonando culpas, que só me  paralisam. É me sentir responsável por minhas mudanças possíveis, tentando fazer melhor a cada dia. É me responsabilizar por meus pensamentos e sentimentos, que vibram em luz ou sombra em meu mundo interior e atraem semelhantes! É parar de me lamentar /acusar, aprendendo a ser assertivo, não aceitando cobranças ou perseguições, de vivos ou mortos!

            Auto responsabilidade é buscar as chaves que me libertam e escolher meus rumos. É tomar minha vida, a Luz que me foi confiada, sob minha guarda e cuidado – para melhor poder respeitar e amar a mim e aos outros!       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.