Pesquisar este blog

domingo, 28 de dezembro de 2014

O MEDO DA VIDA


Esse medo, alicerçado em memórias dolorosas e em nossos apegos, nos aprisiona em possibilidades desagradáveis e até terríveis, sempre em um Futuro próximo ou distante. Nos momentos em que nos perdemos do Agora, esse medo nos envolve, difuso como uma neblina assustadora, e nos ameaça de todas as formas, com todas as forças...

            É um medo nascido em um mundo agressivo e maldoso, apresentado e comentado pelas mídias num festival contínuo, cotidiano, sobre o que há de pior nos seres e na sociedade. Hipnotizados, nos perguntamos: Como parar? Aonde vamos parar? E temos medo de sair, de ficar, medo de não ver saída... no futuro.

           E remoemos o medo das escolhas e do destino daqueles que mais amamos. Medo de vê-los afastados do nosso convívio, medo de vê-los sofrer, medo de nossa impotência ante suas vidas, medo de perdê-los, medo de sua finitude.

           E temos o medo da falta, das nossas carências, de bens materiais, da saúde, medo da perda da utilidade, medo da perda dos carinhos, dos amores, e medo, a cada despedida, de não voltar a ver quem amamos...  Medos, tantos medos, medo até da agonia dos nossos medos...  E todas as possibilidades ruins que nos assaltam estão ligadas ao Futuro! Quando me ponho a antevê-las sinto muito medo de sofrer e, mesmo acreditando serem necessárias ao meu caminhar, sinto-me acovardada, pequena...

            O Futuro, informe, disforme, solto e sem limites na imaginação, nos assombra e aterroriza. Nossa mente, quando sem freios, nos arrasta em pensamentos aleatórios, soltos, loucos. Viver pode, então, tornar-se um fardo ameaçador e sufocante, com questões que ressoam, sem parar, em nossa mente: E se?...  E quando?...

            A solução em qualquer momento de medo, para qualquer medo, inclusive esse tão abrangente Medo da Vida, é entregar-me ao Agora, focar minha mente e atenção no que estiver fazendo e vivendo naquele momento: andando, trabalhando, respirando... Viver o Agora com simplicidade, fazendo o que posso naquele instante. É um exercício de Paciência, Autodisciplina e Perseverança, onde meu esforço e minha ação são reforçados pela entrega confiante à uma Força Amorosa que nos habita, nos acolhe, nutre e conduz.

            Minha humanidade, ainda tão imperfeita, se deixa levar pela desatenção, se perde nos atalhos assustadores do Futuro e me apavoro tantas vezes com Medo da Vida. Mas acredito que já sei o caminho de volta a Mim, a Deus, ao Agora – ao porto seguro do Aqui/Agora. Busco, através da oração, a sintonia com a força e o Amor de Deus, entrego-me ao momento e o medo se esfumaça... Ele volta muitas vezes e eu, pacientemente, tento repetir e repetir o que aprendi. Acredito que, cada vez menos, o medo me assaltará e cada vez mais estarei atenta, fortalecida e livre para viver.

            A vida é “Só por hoje” – Só por Agora!  

Um comentário:

  1. Show!!!
    Adorei Maria!!!
    Confesso que faço do medo de certas coisas um escudo para me proteger do sofrimento.
    Bjs de luz!!!

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.