Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ENERGIA


           Somos seres de energia e a expressamos em várias dimensões: a física, a psíquica (mental e afetiva) e a espiritual. Somos seres em constante mudança na corrente evolutiva universal, impulsionados por nossa energia vital.

 Essa energia, vital/primária/sexual, desde o início impulsionou nossos instintos físicos, liberou reações bioquímicas em nosso corpo, levando-nos à busca de parceiros que garantissem a perpetuação de nossa espécie. Essa mesma energia sexual, também, nos levou a sermos agressivos lutadores por alimento, por território, por melhores lugares na hierarquia dos grupos, pelos parceiros, pela defesa de nossas crias. Toda nossa atenção e energia estavam voltadas para fora – para a defesa e o ataque, para a sobrevivência.

            Evoluindo, tornamo-nos “animais racionais”. Toda nossa energia vital/sexual continuou influenciando nosso corpo físico, embora também tenha ascendido a níveis mais sofisticados de pensamento e sentimento. Essa energia ainda estava voltada para fora, para nossa sobrevivência, ainda que de forma mais sofisticada, intelectualizada, tecnológica, afetiva. Ainda estamos usando nossa energia para a luta, para a disputa por água/alimentos, pela posse de parceiros e da família, por territórios ainda maiores, pelo acúmulo de riquezas materiais ou intelectuais que nos garantam poder, prestígio e, cada vez mais, prazer – todo tipo de prazer! Mas nossa energia vital, que impulsiona nossa caminhada, parece ter-se paralisado nessa luta! Ela está bloqueada, desviando-se de sua função e desviando-nos no nosso processo evolutivo, fazendo-nos “involuir” a estágios bem primitivos, transformando –nos de pessoas em objetos de uso, abuso, descarte... Já não Somos! Só queremos o poder - ter e parecer – a qualquer custo.


            Toda essa disputa constante, quase sempre atropelando a ética, a verdade, a justiça, a compaixão, a solidariedade... mesmo quando em nome dos valores morais, só nos trouxe desamor. Fez-nos agressivos e insensíveis, encouraçados, disfarçados, carentes da nutrição amorosa que necessitamos para nossa dimensão espiritual. E somos seres espirituais, ainda que com corpos/ desejos físicos e anseios psicológicos!  Necessitamos nos expressar nessas outras dimensões, também, através da verdade, da beleza, da justiça, da alegria, do prazer, da generosidade, do respeito... de todas as nuances do  Amor, para que possamos continuar nossa trajetória, nosso processo de sutilização de nossa Energia Vital. Só nesse processo de cuidado e liberação de nossa Energia de Luz poderemos desfrutar não apenas de prazer, mas evoluir para  desfrutar a Felicidade!