Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A MINHA PARTE


           Por mais que me doam as injustiças, a violência, o mal, a insa nidade do Mundo... e por mais que eu queira tudo tão diferente do que vejo de absurdo e errado, eu não tenho o poder de modificá-lo!  E não adianta julgar, culpar, acusar, desprezar... não adianta tentar convencer, levantar bandeiras, militar, se engajar nas lutas pela modificação dos outros...O caminhar de cada um de nós é único e o caminhar do Mundo reflete esses nossos passos, as nossas escolhas.

            Em todo esse contexto, hoje tão confuso, egoísta e materialista, eu me assusto, sofro, busco com agonia sobreviver e até ser feliz, mas, na verdade, o que me cabe é tentar fazer, sempre da melhor maneira- a minha parte!

           Se a violência me assusta, preciso usar meu bom senso e cuidado nas relações com o mundo, tentar apaziguar meu coração e não me deixar envolver pela raiva e pelo ódio para o revide, que eterniza a luta – essa é a minha parte!

           Se a injustiça e a mentira me indignam, quero estar atenta às minhas atitudes para não cair na acomodação e no cinismo de me desculpar ou tudo desculpar achando que na vida, no mundo, “é assim mesmo”... Se todos mentem, países e pessoas, preciso estar atenta à Verdade em minha vida, em minhas atitudes, em minhas palavras, no olhar para mim mesma - ter Honestidade comigo - essa é a minha parte!

            Se a fome, a miséria, as doenças, os abusos com os mais fracos... grassam no mundo e à minha volta, se me sinto com raiva, triste, deprimida, impotente para mudar tudo e todos, preciso ser mais humilde e objetiva e Eu ajudar no que Eu posso, da maneira que Eu puder- essa é a minha parte!
            Se me sinto abusada, maltratada, incomodada, por pessoas agressivas, competitivas e invasivas, pessoas que eu não posso modificar, preciso ser assertiva com elas e respeitosa comigo – essa é a minha parte!
            Se tudo e todos se perdem numa materialidade agressiva e agoniada, numa busca frenética e desesperada por mais e mais coisas, sensações, prazeres, saberes, que não os preenchem como seres espirituais que são, preciso observar e buscar a suficiência e o meu equilíbrio entre o material e o espiritual em minha vida – essa é a minha parte!

            Se me incomoda e irrita o egoísmo das pessoas, seu orgulho, sua arrogância, vaidade e prepotência em quererem dar ordens, instruções, em justificarem ser controladoras porque sabem mais, são melhores, mais merecedoras... Preciso estar atenta às minhas próprias atitudes nesse sentido – essa é a minha parte!

            Se me mantiver, com humildade, atenta a mim, se não tiver a pretensão e presunção de querer julgar e modificar o mundo, estarei descobrindo, a todo momento, em todas as questões, como posso efetivamente fazer a minha parte! O que for conseguindo, será muito gratificante para mim e fará esse Mundo um pouquinho menos confuso, agressivo, desonesto...

            E estar repetindo isso para mim mesma é, também, fazer a minha parte!