Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

INSATISFAÇÃO


           A insatisfação é uma “dor” sutil, manhosa, escondida, que vai minando nossa alegria de viver, corroendo nossas relações. Ela vai gerando uma raiva surda, sempre latente, que não conseguimos disfarçar muito tempo, que vai se revelando através do mau humor, da irritação e da impaciência. É diferente do desespero, que exige mudanças mais rápidas em resposta a uma dor mais explícita.

            Essa insatisfação é consequência de um olhar sempre crítico, negativo, intolerante, pessimista, com que avaliamos as pessoas e as circunstâncias. A insatisfação contínua esconde, ou revela, a crença de que merecíamos mais e melhor da vida e das pessoas. Sentimo-nos, de certa forma, vítimas magoadas de tudo e todos, entediados, aborrecidos, insatisfeitos.

            Quando estamos assim insatisfeitos, com empregos, familiares, companheiros, conosco mesmos... normalmente atribuímos a falta de brilho e alegria em nossas vidas às circunstâncias adversas, às pessoas “incorrigíveis”, a um deus que nos deixou numa família tão difícil, num mundo tão torto e, no mínimo, “chato”.

            Nem nos passa pela cabeça que toda essa insatisfação possa derivar da não aceitação dos fatos, das pessoas e de que somos responsáveis pelas nossas escolhas - e suas consequências!

“Tá ruim”? Estou sufocado? Minha vida está sem brilho, sem graça? O que posso fazer para melhorar? Como não posso modificar o outro, o que posso fazer por mim nas relações, em vez de “emburrar”, “espanar” minha agonia através de agressividade, indelicadeza, grosseria, mau humor – em vez de envenenar meu viver com uma constante impaciência?  Como sair dessa prisão?

   O que podemos, e precisamos, é procurar entender como “entramos” nesse viver áspero e descolorido, para procurar depois modificar nosso olhar e nossos papéis nas relações e na vida. Afinal, minha insatisfação é minha! Quero ou não quero trazer leveza, alegria, bons encontros e um bom propósito à minha vida?


Continua...