Pesquisar este blog

domingo, 10 de agosto de 2014

HISTÓRIA


           Todos temos uma história. Aliás, tudo tem uma história!     Cada história vai-se eternamente construindo pelos momentos, frutos de situações e do modo que escolhemos, ou podemos, viver estas situações.

            Fazemos, também, parte de uma História Maior. Nela está contida a nossa história, perdida num “continuum” de espaço/tempo onde desconhecemos o início e o fim! Essa curta passagem que conhecemos hoje é apenas uma ínfima etapa desta “história sem fim”. Mas é uma etapa viva, com movimento, com altos e baixos, que interage todo o tempo com outras histórias e assim se constrói e continua...

            Somos fascinados por histórias humanas, passadas e presentes. Queremos informações da história dos outros em livros, noticiários, filmes, novelas, conversas, “fofocas”... E todas elas nos assombram e inspiram, porque em todas podemos descobrir abismos do mal e possibilidades sem medidas do bem.

            Buscamos saber quem somos e para tanto nos voltamos ao passado: o nosso, o dos nossos, o da nossa cultura... E temos curiosidade de conhecer as histórias das outras, tão diferentes - mas de gente como a gente! Talvez possamos assim responder àquelas questões que tanto nos instigam: Quem somos? De onde viemos? Por que viemos? Para onde vamos? Queremos respostas que a mente racional ainda não consegue responder. Afinal, queremos entender, agora, a História toda, observando daqui, de nossa atual passagem, tão curta!  As respostas, nós vamos intuindo e vamos construindo com o aprendizado do passado e a vivência do presente.

            Acredito que queiramos conhecer e entender o que fomos e somos para melhor nos situarmos nessa eterna viagem “de volta à casa do Pai”, viagem de reencontro com a origem/fim!  Fazemos parte dessa caravana humana, onde várias vezes tropeçamos, caímos, nos levantamos, mas, afinal, sempre continuamos.


            Sou hoje, agora, a cada instante, responsável pelo meu caminhar, pela construção de minha própria 
história. E as pessoas que mais amamos também têm suas próprias histórias e são as responsáveis por elas, independente da nossa tentativa de controle! Quero me lembrar sempre de honrar a dos que me antecederam e de respeitar a daqueles que passam pela minha vida. Quero ter a consciência de que, ao viver, estou fazendo parte da eterna construção dessa História Maior e de que esta deve ser, necessariamente, cada vez melhor.