Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de agosto de 2014

ETAPAS


           Iniciamos nossa caminhada nesta vida, leves, “sem noção”, com a “inocência cor de rosa” dos inícios, quando ainda não temos lembranças do antes, nem medo do depois. Vivíamos nessa primeira etapa, na infância, a bênção do agora, do momento...

Mais tarde, proibições, cobranças, enganos, desenganos, dores... por amor ou sem amor, começaram a nos acordar para as dificuldades da vida e de nossas relações. Chegara o momento de nos “darmos conta” dos problemas, dos desafios.

Logo buscamos soluções para as nossas dores nas pessoas do mundo à nossa volta: imputamos culpas, procurávamos desculpas, queríamos que outros lutassem as nossas lutas e atendessem às nossas expectativas, que nos trouxessem anestesias para as nossas dores, que dessem sentido e significado às nossas vidas, às vezes tão vazias...

E durante muito tempo sofremos, em vão procurando as respostas nessa direção errada, até que, humildes, pudemos admitir que talvez estivéssemos enganados, que a direção para resolução de nossas questões era outra, estava em nós mesmos!

Passamos então a nos olhar com atenção, procurando por nós mesmos, buscando descobrir os entraves interiores e também os dons que tornariam possível as nossas soluções.

E começamos a entender que precisávamos nos modificar para nos liberarmos. Descobrimos, então, que seria necessário algo mais: precisávamos desejar e querer nos modificar, para podermos conseguir as forças, o entusiasmo e a coragem para mudar!

E a cada dia fomos conseguindo conquistar algumas “pequenas e incríveis” vitórias pessoais – estávamos finalmente fazendo a diferença em alguns aspectos de nossas vidas! E nos deslumbramos e desfrutamos nossas conquistas, nossos pequenos traços de liberdade!

Mas a vida continua e novos desafios e novas dores nos convocam para novas descobertas. E continuamos, já com um saber maior, até com alguma sabedoria. Já é mais rápido o “dar-se conta”, já sabemos também a direção certa para as novas descobertas, e já sabemos que precisamos e queremos as nossas mudanças. Já estamos aprendendo a aceitar e lidar com nossos medos, fugas, negações... e onde buscarmos nossa força. Já estamos adquirindo uma doce intimidade conosco mesmos. Já sabemos que uma Força Amorosa nos habita, confia em nós e isso nos torna mais confiantes e pacientes! Já descobrimos até a alegria em ser quem somos!

  Embora nossa natureza, ainda tão humana, nos faça resmungar e reclamar... sabemos que vale a pena continuar!

O caminho não acaba, mas torna-se, certamente, cada vez mais seguro e gratificante o nosso caminhar!