Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE


             As Religiões foram criadas pelos Homens na tentativa de buscar chegar mais ao Divino, de se religarem ao Sagrado, que já interiormente pressentiam no universo à sua volta. Foi o primeiro impulso de nossa mente/ego para tentar entender e explicar o Grande Mistério que os cercava e que chamaram de Deus.

             Os Homens primeiro O sentiam, temiam e tremiam ante a Sua força revelada na Natureza, natureza da qual eles dependiam! E eles começaram a amar e temer esse Deus poderoso, juiz, vingador! Acreditavam que precisavam louvar, obedecer e não aborrecer esse Poder “tão poderoso” para merecer Seu amor, proteção e salvação. E criaram regras e mandamentos, ensinando como viver/agir através de seus Livros Sagrados. Sagrados, porque os orientavam a buscar a perfeição de Deus e a própria salvação. E cada povo criou seu Livro e buscou essa união com Deus à sua própria maneira. E surgiram várias maneiras e surgiram várias Religiões...

            Mais tarde, os Homens receberam Mensageiros Divinos que lhes falaram que esse Deus era Poderoso em Amor! E os Homens buscaram  abrir seus corações para sentir, interiormente, em sua alma, a experiência dessa sintonia com esse Deus de Amor, que os acolhia, consolava, intuía... E eles descobriram que isso era muito bom, que os inundava de alegria e felicidade, muito além dos prazeres do Mundo!  Eram os momentos mágicos de uma experiência espiritual, de Espiritualidade! Começaram a descobrir que eram muito mais do que apenas corpo/mente, que uma dimensão diferente e poderosa os habitava e ela poderia levá-los a desfrutar a Alegria do Divino!  Procuraram, então, em suas Religiões, enriquecer os rituais para favorecer essa sintonia através da música, de danças, de odores, de rezas, de mantras... Alguns, até através de substâncias químicas. Todos esses instrumentos religiosos, exteriores a nós, têm o objetivo de nos desligar do corpo/mente para alcançarmos nossa dimensão Espiritual. Mas os efeitos desses estímulos exteriores passam logo que cessam os estímulos...

            O perigo de uma religiosidade apenas externa, dominada e orientada pela mente/ego, baseada no “faça e não faça”, em aparências, é que nos tornemos repetidores em rituais, louvores, pregações, sem a vivência interior do Amor, sem o Despertar da Espiritualidade. O perigo é que essa religiosidade seca, vazia, colorizada, tecnológica, sofisticada, intelectual, acabe por nos levar, a uma regressão ao estágio dos homens que apenas temiam ou buscavam negociar com Deus. Acabamos por nos transformar em corpos ocos, vazios – sem alma, sem a Alegria de Deus.

            Hoje, estamos descobrindo o caminho para a vivência da Espiritualidade, para alcançarmos, mais e mais vezes, nossa dimensão espiritual, a dimensão onde habita a centelha da Pura Luz e Alegria, a centelha desse Deus que tanto buscávamos lá fora.
Esse caminho passa pelo entendimento de Nós Mesmos como Seres Espirituais!
Passa pela descoberta, “educação” e transformação do nosso ego defensivo/agressivo, que nos aprisiona e nos isola de nossa Luz.
Passa pelo exercício das faces do Amor – gentileza, bondade, compaixão, honestidade, respeito, generosidade, solidariedade... conosco mesmos e com os outros.
Esse caminho nos conduz a vivenciar a Espiritualidade, a Re-ligação coma Alegria do Amor de Deus... “Explode coração, na maior felicidade...”

            As Religiões são várias, são variadas formas de buscar a sintonia com Deus. A Espiritualidade independe de povos, culturas e crenças. Ela traz significado, verdade e luz à nossa religiosidade. Ela é uma possibilidade sagrada em todos os Homens.  É a possibilidade de desfrutar do gosto e deleite de se sentir parte do Divino, do Amor de Deus. Ela nos leva de volta à Casa do Pai!