Pesquisar este blog

domingo, 26 de janeiro de 2014

REJEIÇÃO ! DE NÓS, NÃO !


           Nada pode nos atingir tanto quanto nos sentirmos rejeitados.
A rejeição nos faz sentir “desamados” e desvalorizados – Não nos querem, não nos dão valor, não mais nos amam... Estamos sendo descartados!
E nós, que tínhamos aprendido desde sempre a olhar para fora buscando aprovação e amor! Só isto daria um sentido a nossa vida! Agora estávamos sendo preteridos, estávamos sendo rejeitados!

            Na verdade, sermos rejeitados pode acontecer em quaisquer das nossas relações: pessoas (muito próximas ou distantes), instituições, empregos, escolas... Sempre estaremos sujeitos à rejeição do mundo!

Só não podemos é rejeitar a nós mesmos! Nós, não!
  - outros podem não ter aprendido a nos amar ou podem ter-nos usado e, agora, nos descartado. Mas nós, não!
 - outros, podem ter nos preterido, deixando-nos por outros melhores... Mas nós, não!
 - outro, pode achar que não estamos à altura de suas expectativas ou de seu próprio valor... Mas nós, não!
 - o Mundo pode nos rejeitar por todos ou quaisquer motivos... Mas nós, Não!

Ante esse medo, essa decepção, essa agonia... Ante essa dor tão grande  de nos sentirmos rejeitados, a solução chega através de uma mudança no foco de nosso olhar. Precisamos aprender a olhar para nós mesmos; precisamos desenvolver e exercitar um olhar interior, com interesse, admiração, valorização e carinho!

Enquanto outros podem rejeitar meu corpo por imperfeições, inatas ou não, pelo desgaste da vida, pela velhice... estou aprendendo a ter com esse corpo físico uma intimidade cada vez maior, que nasce de um conviver mais atento e carinhoso com suas necessidades. Estou descobrindo-o cheia de gratidão e respeito, pois ele tem estado me servindo todo o tempo, em todos os desafios e necessidades que a Vida me trouxe!

Enquanto outros passam por mim com paixão e depois se desapaixonam, me deixam por outros amores... Enquanto outros me julgam, me condenam, me rejeitam por decepcioná-los... Vou aprendendo a “ver” e aceitar quem fui, quem sou, o que posso, o que ainda não posso... Vou aprendendo a valorizar meu caminhar, meus acertos apesar dos desacertos, minha capacidade de ver, de rever, de mudar, de me transformar!

Essa atenção honesta e corajosa, essa atitude de acolhida constante, paciente e carinhosa comigo mesma, me faz cada vez mais íntima da pessoa única que sou, da pessoa pela qual sou responsável. Essa intimidade faz parte de um amor que assim se constrói e se nutre a cada dia, um amor e um respeito interior, sem ameaça de descarte ou rejeição!

A rejeição que tanto temia é uma ameaça oca, externa, de quem não sabe, realmente, quem sou e tudo que posso como criatura única de um Criador Maior!