Pesquisar este blog

domingo, 13 de outubro de 2013

JUSTIÇA


           A Justiça é, também, uma das necessidades mais altas do Ser Humano.
É uma necessidade de nossa dimensão espiritual, de nossa alma! Minha Consciência Espiritual me sinaliza que quero, que preciso, trazer a Justiça à minha vida, agir com Justiça, para sentir-me bem, sentir-me serena e em paz. É uma necessidade de nutrição interna.

            No entanto, nossa consciência egóica, ensinada e condicionada pelo mundo a ser competitiva, defensiva, reativa, voltada para julgar, comparar, condenar, “dar o troco”, castigar... entende e busca, desta forma, orientar a justiça dos homens (e a minha) – “Olho por olho”. Esse senso duro, aguerrido, arrogante, é conseqüência de uma visão idealizada que pretende que sejamos todos iguais, comparados por nossas próprias medidas, que sejamos credores e devedores em um mundo dos homens, ainda tão falho e primário.

            Dessa forma, todo o tempo nos comparamos. Comparamos nossas oportunidades, nossas perdas e nossas vidas, querendo fazer justiça ou esperando receber justiça e, quando não, nós nos lamuriamos, cheios de autocomiseração, pedindo atenção e piedade, lamentando sermos vítimas de injustiça num mundo cruel. Algumas vezes aí ficamos, encalhados, sem nos responsabilizar por nós mesmos, repetindo inutilmente: Isto não é justo!
Disse Alguém Amoroso e Justo: “Que te importa o que dou aos outros?
Não te dei o justo que me pediste?”

            O mundo dos homens ainda não é justo! Torna-se fútil esperar justiça de fora, deixar-me revoltar e arrasar por suas maldades e injustiças. Isso acaba por justificar a revanche, a vingança, o ódio... “Quero justiça!”
“Bem feito!” . “Não é a injustiça que conta; é o que você pode fazer a respeito.”

            Na verdade, só devo “ouvir”, estar atento, à minha Consciência Espiritual que me aponta o que é justo, como agir com justiça.
Nem sempre podemos “entender” a Justiça Divina! Ficamos confusos, querendo entendê-la sob nossas medidas, sob nossa ótica egóica. Isso porque nos falta uma visão maior, faltam-nos dados maiores, mais abrangentes, para poder entender. Mas eu posso, sim, num ato de fé, coerente com minha certeza num Poder Perfeito de Sabedoria e Amor, aceitar (mesmo às vezes sem gostar) suas determinações em minha vida, em nossas vidas, e acreditar em Sua Justiça, sem cobrá-Lo pelo que não entendo.

            A Justiça pela qual ansiamos, aquela que nos nutre, satisfaz e conforta é aquela que conseguimos vivenciar e exercer, sem nos deixar paralisar pelas justiças ou injustiças do Outro. Essa Justiça, inspirada pela minha Consciência Espiritual, quando eu a pratico, é que me satisfaz e inunda de Alegria, de Coragem, de Verdade, de Serenidade.