Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

INSEGURANÇA



          Todos ansiamos por nos sentir seguros física, material e afetivamente – e para sempre! No entanto, a insegurança (pouca ou muita) parece nos perseguir e atormentar quase todo o tempo, porque viver, afinal, é perigoso num mundo material, competitivo, passageiro, em eterna transição e “ebulição”!  Ansiamos também nos sentir seguros interiormente, mas descobrimos que sob as máscaras que usamos somos (pouco ou muito) desconhecidos de nós mesmos, inseguros de quem somos, do que queremos, do que podemos...

            Essa insegurança interna e no trato com o mundo acaba por nos levar a atitudes de defesa e ataque. Inseguros, estamos sempre alerta, em estado de atenção com o perigo exterior. Tornamo-nos mais/menos fechados, tímidos, buscando agradar às pessoas ou agressivos, reativos a elas. Nossa comunicação com o mundo e nas nossas relações mais significativas torna-se um instrumento (ou arma) a serviço de nossas defesas, derivadas de nossa insegurança. Escondemos fatos, idéias e sentimentos para nos preservarmos de decepções, das críticas e das cobranças! Criamos e mantemos segredos, nos utilizamos de mentiras e manipulações (pequenas/grandes – “inocentes”/perversas) porque estamos inseguros de nós mesmos e de sermos aceitos pelo Outro.

            A insegurança corrói nossa alegria de Ser/Estar. Ela nos mantém isolados e partidos nas relações, jamais inteiros/entregues, esperando sempre o pior, prisioneiros do medo e da desconfiança.

            Somente a decisão Persistente e Paciente de nos descobrirmos, de nos aceitarmos, de nos cuidarmos, de aprendermos a usar nossa Coragem e Honestidade para dizer quem somos... somente a decisão de nos Valorizarmos como seres únicos que somos, só assim, poderemos ir nos libertando dos grilhões da insegurança para desfrutarmos, Um Dia de Cada Vez, com Segurança e Simplicidade, a pessoa incrível que Somos e estarmos sem medo, sem lutas, nas nossas relações.