Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PASSOS - II



          Os 12 Passos sugeridos pelos Anônimos nos encaminham para um Despertar Espiritual, para o despertar de nossa consciência espiritual, para o despertar de nossa capacidade de Amar. É um chamado para nós mesmos! Uma nova direção para nosso olhar antes perdido no mundo de fora! (1º)

            Esses Passos sugerem Vida, movimento... É um chamado que nos leva a abandonar o marasmo de uma estagnação “normótica, que nos tem transformado em meros repetidores de atitudes que não são nossas, de escolhas que também não são nossas, em ritmos que não são nossos, em direção a metas externas, mundanas, que nos são impostas pela mídia, pelos modismos, pelo mundo. Esse é um chamado diferente!

E para ser coerente com seu propósito amoroso e libertador, esses Passos precisam nos conduzir com calma, paciência, perseverança, respeito às particularidades de cada um de nós, com a alegria de estarmos a caminho!  Passos não são marchas, que sugerem força, coação, cobrança, imposição, desrespeito,em nome de metas ideais. Não podem ser dirigidos por duras e policialescas investigações internas em busca de erros, falhas, culpas, pecados... Buscas que nos façam sentir fracassados, envergonhados, humilhados.

            É uma caminhada individual, mas que não fazemos sozinhos!
“Só eu posso, mas não posso sozinho”. É no acolhimento humano, caloroso e respeitoso de um grupo de iguais que começo a acreditar e sentir a poderosa presença de um Poder Superior Amoroso e, juntos, fortalecidos e confiantes, compartilhamos e nos entregamos com Boa Vontade à Sua orientação nessa jornada.(2º/3º)

            Tendo redirecionado nossa “rota” e devidamente encorajados/amparados pelo amor de companheiros e de um Poder Amoroso, iniciamos a “incrível jornada” em direção ao melhor de nós, com o olhar curioso e aberto de uma criança. Precisamos para isso atravessar zonas esquecidas e prisões escuras...  Mas continuamos, com coragem e destemor, e fazemos descobertas, levamos sustos, nos espantamos, duvidamos, reconhecemos... (4º)

            Apoiados, encorajados, vamos conseguindo abrir mão da negação, da vergonha, da humilhação orgulhosa por nossos desvios e caminhamos para a Aceitação, admitindo para nós mesmos, para esse Poder Amoroso e para outro ser humano, o que fomos e o que ainda somos, Só por Hoje.(5º)

            Ficamos tão deslumbrados com esse início de libertação interior, que nos abrimos, que nos sentimos, mais e mais, em prontidão para novas descobertas e para novas mudanças.(6º)

            Mas, nossa humanidade/nossas dificuldades se revelam ainda grandes e recaímos, repetindo o que achávamos que estava superado em nós! E nesse processo tão amoroso, substituímos nossa humilhação pelos tropeços em Humildade e Aceitação, o que nos traz Paz Interior!  Pedimos então a essa Força Gentil, que nos acompanha e cresce em nós, que nos ajude a continuar (7º).

            Com esse início de entendimento de nós mesmos, podemos agora ter um novo olhar para nossa história. Podemos fazer uma releitura de nossa vida e de nossas relações. E nos advém, então, o desejo, a necessidade, de repararmos o que fizemos a nós e às nossas relações. São passos de reflexão, de honestidade, de perdão e de ação. (8º/9º)

            Esse caminhar é tão libertador que já não queremos parar! Buscamos, a cada momento, estar carinhosamente atentos a nós mesmos, desenvolvendo cada vez mais uma intimidade gostosa e confiante que nos permite, com honestidade, novas descobertas, avaliar dificuldades ainda não resolvidas para, mais facilmente, buscar as mudanças(10º).

            E essa mesma busca de intimidade/proximidade queremos manter com esse Poder Superior Amoroso que nos acompanha e que já sentimos que nos habita. Procuramos não nos deixar aprisionar por toda a materialidade do mundo e, através da Prece e meditação, buscamos melhorar esse contacto, essa sintonia com o Sagrado que nos fortalece, acolhe, consola, intui e alimenta. (11º)
             
                                                                                              Finalmente...