Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de abril de 2013

PASSOS - I



            Passos sugerem caminhada... Mas para onde?  Em direção a quê? O que buscamos, afinal?  Buscamos sobreviver, ansiamos por prazer, mas, acima de tudo, queremos ser felizes!

            Habitando esse mundo material, aprendemos que a felicidade estava lá fora, fora do nosso alcance imediato e devíamos buscá-la, lutar por ela! E por ela temos ido tão longe, sofrendo, disputando... Afinal, valia a pena!

            Nós a buscamos nos bens materiais, no poder, no prestígio... para sermos “sucesso” no mundo, perante todo mundo! Acreditávamos que só sendo assim valorizados e amados poderíamos ser felizes! Coerentes com essa crença e a partir do medo de perdermos o que nunca foi realmente e definitivamente nosso, passamos a nos relacionar com apego a coisas e pessoas, numa luta infinda pelo controle delas distorcendo a comunicação com segredos, mentiras, manipulações, cobranças... Tornamo-nos vítimas de frustrações, decepções, mágoas, culpas, vergonhas, medo, medo, medo...  E quanto mais nos empenhamos nessa “caçada” pelo amor e valorização do mundo, mais nos confundimos, mais nos desesperamos e distanciamos de nossa meta inicial: a felicidade!

            Muitos de nós lutamos até o fim de nossos dias: amargos, desiludidos, agressivos, aguerridos até a insensibilidade. Outros, se contentam e anestesiam com o prazer que tentam encontrar na busca exagerada de dinheiro, prestígio, sexo, comida, rezas, jogos, químicos... também até o fim!

Será que a felicidade não é, afinal, para nós, nesse mundo?  Ou será que a felicidade não virá do mundo, mas podemos aprender a começar a desfrutá-la ainda nesse mundo?  Talvez precisemos apenas redirecionar nosso olhar, nossa atenção...

Os Passos sugeridos pelos Anônimos (AA e os outros Anônimos) nos apontam uma nova direção, nos apontam para uma caminhada interior, tendo como oriente de nossa busca o despertar de nossa capacidade de amar a nós mesmos e ao mundo. É uma caminhada porque nesse percurso descobrimos, aceitamos e nos propomos a transformar tudo aquilo que, dentro de nós, nos afasta de nossa luz e alegria interior: as velhas crenças competitivas, irreais, desamorosas, sempre voltadas para o mundo exterior; os sentimentos escondidos, bloqueados, as atitudes interiores de defesa e luta... Tudo o que forma essa blindagem dura e escura que nos distancia da nossa luz, que nos impede de sermos leves, livres e felizes.

Esses Passos sugerem uma caminhada para a liberdade, única, particular, individual, ao tempo e modo de cada um. É importante “mente e coração abertos” para iniciar essa viagem tão diferente do que fomos condicionados. Os Passos sugerem a gostosura de um caminhar honesto, desassombrado, bem humorado, leve...para aproveitar e apreciar tudo que o caminho nos oferece. Esses Passos também sugerem...

                                                                                                          Continua...