Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

NÃO ESPERE PELO PIOR !



Não se prepare sempre para o pior pelo medo de sofrer desilusões, de sofrer pelas expectativas não concretizadas, para não se frustrar, para estar preparado para as dores...  Esperar pelo pior é cultivar expectativas negativas, cultivar o pessimismo. É nos lançarmos tão fora da realidade  quanto as idealizações mais delirantes; é anteciparmos as dores, os dissabores... E na expectativa de estarmos certos em nossas predições, acabamos “torcendo” pelo pior!

Preparando-nos para o pior, deixamos de viver o que o momento nos traz; deixamos de usufruir amores, pessoas, situações... Estamos sempre nos preparando para mentiras, abandonos, doenças, lutas, lutos... E, assim, vivemos por antecipação tudo isso! Estar à espera de futuro nos tira o foco do presente.

 Esperar pelo pior de uma relação, o pior de uma pessoa, não me deixa “ver” o que de melhor ela possa oferecer naquele momento. Mantenho-me fechada para o outro, fechada para a vida – por medo da vida! Fecho meu coração, minha capacidade de julgar. Fico parcial, pré julgo, condeno... E me condeno a uma vida muito mais pobre de amor, de entusiasmo, de alegrias...  Com medo de perder, eu me condeno antecipadamente à perda e à derrota!

Preciso me lembrar de tudo isso cada vez que me sentir encurralada  pelo medo da vida. O medo sempre está ligado a uma expectativa futura! Só a vivência do Aqui e Agora, ao que se me oferece o momento, poderá me livrar da paralisação e da tentativa de fuga através da negação, da entrega antecipada de quaisquer outras boas possibilidades.

Não quero ficar esperando a “banda passar” e muito menos coisas ruins acontecerem. A Vida é agora e quero “ver” qualquer aspecto bom nesse momento e em você!