Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

BOM DIA !



            Quem é essa pessoa no espelho? Rosto amassado ao acordar, olhos ainda sonolentos, cabelos desgovernados... E quanto mais o tempo passa, mais forte e chocante é a imagem que o espelho nos devolve!
Essa pessoa muitas vezes está acordando para realidades difíceis, para dias vazios de significado, de ócios tristes, de falta de perspectiva... Ou acordando para dias de muito trabalho, tarefas demais, repetindo “tenho que...”, já cansada, sem alegria, acovardada por tantas obrigações...
Ou, depois do alívio pela fuga do sono, acorda para o desespero de voltar a uma realidade de dor extrema, às vezes de puro horror, de agonia e medo, para o triste enfrentamento desse novo dia...

            Essa pessoa se “arruma” e sai para dar conta de suas rotinas ou desafios... Quando consegue, formalmente educada, cumprimenta os outros de modo seco e rotineiro ou usa uma máscara gentil e sorridente e vai repetindo: Bom dia! Bom dia!

            Na verdade, essa pessoa que me olha, precisa de cuidado e encorajamento. Precisa da lembrança que é portadora da centelha de uma Luz Maior e de um instante da minha atenção. Atenção com respeito pela pessoa que ela é e pela história que lhe deixou essas marcas que me confrontam. Uma atenção carinhosa e gentil, de acolhimento e ternura, porque esse tipo de atenção e atitude é que nos aquecem e fazem nossos dias, quaisquer dias de nossa vida, valerem a pena. Uma “piscadela”, uma atenção bem humorada, paciente, até sorridente, tem o poder de tirar o peso antecipado de minhas expectativas irreais ou pessimistas.

            Essa atenção, nesse pequeno instante, faz toda a diferença. É a forma de trazer a leveza, aceitação e coragem que preciso para viver. Sorrio então e começo a desfrutar de um dia que resolvi tornar – um bom dia. A partir daí, torna-se natural ir ao encontro da vida, desejando a todos, sinceramente, um Bom Dia!