Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ARREPENDIMENTO



            O Arrependimento nos chega quando conseguimos abertura suficiente do coração e da mente para fazer uma releitura de nossas atitudes. É o “dar-se conta” de si mesmo! É quando nos olhamos com mais honestidade, com mais liberdade em relação a tudo que nos passaram como verdades absolutas; é quando escutamos nossa Consciência Espiritual. Encontramos, então, até explicação para nossos erros, mas não mais os justificamos, tirando o foco de nós mesmos e o colocando fora de nós – nos outros, no mundo, na vida...

            É um momento delicado, este da tomada de consciência. Devemos estar atentos e cuidadosos para não nos deixar levar, então, pelo pensamento irreal de que não poderíamos jamais errar, senão nos sentiremos paralisados e aprisionados pela culpa e pelo remorso.  E a culpa e o remorso, nos acorrentando à dor, tiram nossa energia, nossa alegria, nossa capacidade de reformular crenças e atitudes, nossa capacidade de continuar a caminhar com mais sabedoria, mais humildade... Se nos deixamos ficar remoendo erros, sem aprendizado, orgulhosos/humilhados, vítimas e carrascos de nós mesmos, acabamos por tentar fugir da dor encarando nossos comportamentos com cinismo (Sou, mas quem não é?), arranjando desculpas, distribuindo culpas à nossa volta, com atitudes de desonestidade e irresponsabilidade, conosco mesmos e em nossas relações.

            O Arrependimento é o momento bonito e libertador, ainda que doído, que pode marcar o início de uma nova direção, de uma nova etapa em nosso caminho. O Arrependimento de nossos erros, com a simplicidade, a verdade e a humildade que advém desse reconhecimento nos traz dor, mas a Aceitação do que fomos ou fizemos nos dá a paz e a energia necessárias para nossa mudança, para nossa transformação.

            Reconhecer, Arrepender, Aceitar, Mudar,  Transformar-se...é o Caminho!

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com