Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VAIDADE



             É a face do Orgulho que me leva à necessidade de mostrar, exibir, reafirmar, que Sou Mais. A vaidade nos leva a sermos escravos de uma eterna comparação com os outros. Precisamos demonstrar aos outros, ou reafirmar a nós mesmos, que somos mais e melhores. Vivemos nos comparando e temos muito medo de descobrirmos algum aspecto nosso onde talvez sejamos Menos! Quando isso parece nos ameaçar, tendemos a uma atitude de despeito (desvalorizando o outro) ou de inveja (raiva surda pelas conquistas ou possibilidades do outro). A Vaidade, um sub produto do Orgulho, anda, assim, muito mal acompanhada pela Comparação, pelo Despeito, pela Inveja, pela Arrogância, pela Pretensão... Em maior ou menor grau, esses e outros aspectos do Orgulho existem e coexistem dentro de nós, disfarçados, escondidos, minimizados e justificados pela necessidade de lutar e competir que aprendemos no processo de nutrir nosso ego, de reforçarmos nossas defesas.

            Lutamos todo o tempo para, vaidosos, podermos exibir nossa superioridade em bens, beleza, força, poder, prestígio... Isso é coisa mesmo de ego, mas chegamos ao absurdo de querermos ser superiores até em aspectos espirituais!!! Esquecemos, ou desconhecemos, que a espiritualidade é interior, individual, não admite comparação e disputas!  Mas, inconscientes disso, nos comparamos e ficamos orgulhosos, nos sentimos vaidosos de nossa bondade, caridade, simplicidade, até de nossa humildade!!! E usamos, então, uma máscara, inconsciente ou não, de “falsa modéstia”.

            É interessante observarmos que a vaidade é diferente da Simplicidade, da Alegria natural que sentimos por possuirmos bens materiais suficientes, sem exageros; da Alegria pelo gozo de podermos usufruí-los, enquanto por aqui estivermos, sem necessidade de ostentação; da Alegria natural ao reconhecermos nossas qualidades físicas, intelectuais, morais e espirituais, sem comparações, apenas a Alegria...

A Vaidade tem foco externo, necessita de comparações, disputas e exibições, para que nos sintamos confiantes, orgulhosos e satisfeitos com nossa superioridade. Isso pode até nos trazer prazer.

A Simplicidade tem foco interno, advém da aceitação de Ser, é Interior, gera Serenidade e Alegria... Ela transborda, generosamente, de nós para o mundo, nos fazendo querer compartilhar o que temos, o que sentimos, o que Somos. E isso nos traz Felicidade!

             Fomos ensinados a cultivar, ainda que dissimuladamente, a Vaidade. Em nosso processo de crescimento e libertação, precisamos descobrir e atravessar a diferença sutil entre nosso olhar Exterior ou Interior.
Um (a vaidade), nos prende ao prazer sempre disputado. Outro (a simplicidade), nos leva à libertação e à Felicidade.

Comentários / Contato : mariatude@gmail.com